Henrique Lopes
Apesar do momento em que o país se encontra, jovens e bons projetos que podem mudar a realidade do país merecem toda a nossa atenção. Boas ações devem ser incentivadas e é pensando nisto que a comunidade de Bom Jesus do Tocantins, juntamente com a Diretoria Regional de Pedro Afonso, vem pedindo apoio para o estudante Emanoel Ramos Góes, 17 anos, do Centro de Ensino Médio Alfredo Nasser, ser o representante tocantinense no programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).
Emanoel é o único garoto candidato, outras três alunas concorrem à cadeira que representará o estado no Parlamento.
A votação é destinada à jovens com idades entre 14 e 18 anos. Para votar, basta acessar a página do parlamento através do link http://pjm.mec.gov.br/candidatos-por-estado/candidatos-to, clicar no botão votar e preencher um pequeno cadastro.
Na página você também pode ter acesso ao perfil e projeto elaborado pelo estudante na íntegra.
O projeto
Intitulado “Diversidade e Inclusão na Escola”, o projeto elaborado pelo estudante bonjesuíno tem como objetivo aprofundar e ampliar a abordagem da inclusão, envolvendo aspectos da diversidade, tais como: necessidades educacionais especiais, educação de jovens e adultos, educação do campo, diversidade étnico-racial, gênero e diversidade.
Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul é um ação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que busca promover o protagonismo juvenil em prol de contribuir para a integração regional dos jovens e abrir espaço para o diálogo e discussões sobre temáticas ligadas a educação como participação cidadã, inclusão e direitos.
Ao todo 27 jovens são eleitos para representar seu estado e o Brasil durante os dois anos de mandatos que estarão a frente do Parlamento, participando do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, além de encontros nacionais e internacionais para discussão de temas que envolvem os jovens e a educação.