Cidades

CONCEDIDO PELA UNICEF

Pedro Afonso recebe o Selo Município Aprovado

30/11/2016 16h01 - Atualizado em 01/12/2016 18h51

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), recebeu na terça-feira, 30, o troféu Selo Município Aprovado, do Fundo das Nações Unidas, para a Infância (Unicef), que reconhece a mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio Araguaia, em Palmas, e reuniu prefeitos e representantes de outros 29 municípios contemplados.

A entrega foi feita por autoridades, como a vice-governadora Claudia Lelis e a representante adjunta do Unicef no Brasil, Esperanza Vives. Claudia Lelis parabenizou os prefeitos pelo esforço para garantir o direito da infância e adolescência. “São ações como esta que evitam que nossos jovens e adolescentes entrem para a triste estatística da violência, por exemplo. Nesse sentido, esse selo significa um grande avanço em direção à garantia integral dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Ao parabenizar os municípios premiados, a representante do Unicef explicou que há melhorias no sentido de garantir os direitos do público infanto-juvenil, mais ainda há muito a ser feito. “Nos municípios certificados [com o Selo] houve melhorias, como a permanência na escola e a diminuição da distorção idade série, mas é apenas um começo; não podemos ficar na zona de conforto”.

Presente no evento, o prefeito de Brazilândia e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), João Emídio, destacou o esforço dos gestores dos municípios contemplados. “Nesse momento de crise, nosso prefeitos, ao contrário do que muitos dizem, ainda conseguem orçamento para investir em projetos como este, que está mudando as vidas de crianças e adolescentes”.

Para o prefeito de Pedro Afonso, o prêmio é o reconhecimento do esforço da gestão e da sociedade, já que, para consegui-lo, o município comprometeu-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

2013/2016
Nessa segunda edição, a Amazônia contou com 611 municípios inscritos oriundos dos seus nove estados da região, sendo 191 reconhecidos por terem melhorado seus indicadores, realizado ações estratégicas orientadas por resultado para as crianças e promovido atividades de participação social com a participação de crianças e adolescentes. (Da Ascom Pref. Pedro Afonso)
 

VEJA TAMBÉM: