Turismo e Meio Ambiente

#MONTE SANTO

População se mobiliza contra a construção de hidrelétrica no Rio Sono

21/11/2016 15h29 - Atualizado em 22/11/2016 11h40
População se mobiliza contra a construção de hidrelétrica no Rio Sono
Da Web

Fred Alves 

Moradores das cidades de Novo Acordo e Rio Sono estão se mobilizando nas redes sociais contra a construção da Usina Hidrelétrica Monte Santo, empreendimento previsto para ser instalado na divisa dos municípios.

Para buscar mais adeptos à causa e demonstrar os impactos que a obra pode causar foi criado o grupo #Não UHE Monte Santo. Conforme o jornalista Dermival Pereira, que é natural de Novo Acordo, os integrantes vão se manifestar contra a obra na audiência pública nesta quarta-feira, 23, onde será exposto o conteúdo do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). O evento é organizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A audiência acontecerá às 19h, no município de Novo Acordo, no Clube Chapéu de Palha Capim Dourado, localizado na Rua da Praia s/nº, Setor Central.

Os moradores também pretendem elaborar um abaixo-assinado contra o empreendimento.

“A comunidade está mobilizada, temos inclusive uma adesão muito grande dos professores das duas escolas públicas estaduais e de uma do município, e de professores da UFT. A Promotoria de Justiça de Novo Acordo já pediu cópia do processo da usina. Nós estamos muito organizados e esperançosos”, disse Dermival Pereira.

A obra
A UHE Monte Santo é um empreendimento de responsabilidade da empresa ECBrasil – Energias Complementares do Brasil Geração de Energia Elétrica S.A, cujo licenciamento ambiental está sendo conduzido pela Naturatins.

Leia também:

Audiência discutirá impactos da construção de hidrelétrica no Rio Sono

VEJA TAMBÉM: