Da Redação
Quem passou pelo Espaço Cultural Olavo Alves Pinto, em Tupirama, na noite do sábado, 5, conferiu a exposição de 22 espécies de mangas, algumas encontradas apenas no município, vários pratos feitos à base da fruta, além de shows com Garotos da Tupi a banda Capim do Cerrado.
A programação gratuita fez parte da 13ª Festa da Manga, que segundo os organizadores reuniu cerca de 2 mil pessoas.
O professor Castor Rodrigues, de Pedro Afonso, que não conhecia a festa, se surpreendeu com a diversidade de mangas e guloseimas produzidas com a fruta. “É muito interessante e bem organizado”, comentou o visitante que estava acompanhado de uma amiga.
A 13ª Festa da Manga foi organizada pela Prefeitura de Tupirama com apoio de Jonas Publicidade.
Preservação
A Festa da Manga é reconhecida através da lei nº 2.122, de 4 de agosto de 2009, como bem de valor cultural e patrimônio histórico do estado do Tocantins. A safra da fruta acontece de novembro a janeiro. Na região existem cerca de 80 espécies conhecidas da fruta, quantidade que vem diminuindo.
As culinaristas de Tupirama transformam a manga em diversos pratos deliciosos como doces, bolos, pudim, tortas, rocambole, brigadeiro, mousse, sorvete, picolé, salada, panetone, compotas, geléia, sucos, vitaminas e vinagre. Até o caroço é aproveitado para a produção de chaveiros, bonecos e diversos enfeites. (Com colaboração de Manuca Cruz)