Cidades

EXPLICAÇÃO

Sisapa diz que vai instalar mais uma bomba

09/08/2016 18h10 - Atualizado em 10/08/2016 08h07

Da Redação

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedro Afonso informou no início da noite dessa segunda-feira, 08, que o Sistema de Saneamento de Pedro Afonso (Sisapa) pretende instalar mais uma bomba no rio Sono, de onde é captada a água que abastece Pedro Afonso. Segundo divulgado, a medida será tomada “no intuito de atender às demandas do município e reduzir a falta d’água que ocorre eventualmente”.

Conforme o governo municipal, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 20 dias. “O Sisapa tem realizado um trabalho constante para impedir a falta d’água, e já instalou uma bomba nova, que manda água do reservatório para a cidade. No entanto, está faltando uma bomba maior para enviar água do rio para os filtros. Esse serviço atrasou um pouco por conta da entrega do fornecedor, mas agora tudo já foi providenciado, e a previsão é de que dentro de 20 dias a bomba do rio já esteja instalada”, explica Arnaldo Lukach, diretor-presidente do Sisapa.

Segundo Lukach, sem a nova bomba o sistema não dá conta de enviar água para o município nos horários de pico e dias de muito calor, quando o consumo é muito alto. No entanto, ele ressalva que nem sempre a autarquia é responsável pela falta d’água e destaca que no último domingo (07), por exemplo, ocorreu um problema com o transformador, e a Energisa – que fornece energia elétrica ao município – só atendeu ao chamado no final da tarde, comprometendo o abastecimento.

O diretor destaca ainda que o Sisapa não tem medido esforços em melhorar o sistema de abastecimento do município, e que busca avisar a população de eventuais interrupções sempre que possível. “Apenas neste ano nós já realizamos investimentos de cerca de R$ 350 mil, melhorando o abastecimento tanto na zona urbana quanto na rural. Na atual gestão também foi instalado um terceiro filtro – até 2012 o município contava com apenas dois – e planeja-se a instalação de um quarto filtro no futuro. Isso fez diminuírem os problemas, e além disso o Sisapa sempre procura informar a população, por meio do rádio e de carro de som, quando o serviço será interrompido. No entanto, em casos de imprevistos, como as quedas de energia, não é possível avisar com antencipação”, conclui ele. (Com informações da Ascom Pref. Pedro Afonso)

Leia também:

População de Pedro Afonso ainda enfrenta a falta d’água

VEJA TAMBÉM: