Henrique Lopes
A estudante de 13 anos Amanda Caroliny Sgorla e o professor de Língua Portuguesa Márcio Borges Pires participam, de 16 a 18 de novembro, da quarta etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro, em Fortaleza (CE).
O objetivo do encontro é ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, bem como desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho docente. Participam quatro estudantes do Tocantins e seus respectivos professores orientadores, sendo três alunos e três professores da rede estadual e uma aluna e uma professora da rede municipal de ensino.
Concorrendo na categoria Memórias Literárias, a estudante do 8° ano da ETI Maria da Glória, que teve a redação classificada entre as 500 melhores do Brasil, abordou em seu texto, intitulado “Difícil não chorar: Tudo muda”, experiências e relatos da cultura e do cotidiano tupiramense.
Em entrevista ao Portal CNN, Amanda lembra que desde cedo se dedicou à literatura e que o gosto pela escrita já lhe rendeu outros frutos como prêmios na Feira Literária Internacional do Tocantins (FLIT), em 2011.
Para o professor e orientador do trabalho, Márcio Borges Pires, a classificação de Amanda e a participação em um evento de visibilidade nacional é bastante significativo. “É muito importante a nossa participação, pois só de chegar a essa fase já pode ser considerado uma grande vitória. A classificação da Amanda veio nos mostrar que basta acreditar e lutar pelos nossos objetivos, não importa onde estejamos. Esse resultado é muito importante pra nossa comunidade, pois mostra para todos os jovens que podemos ir longe quando queremos. Para isso necessita de uma partição ativa dos nossos educandos”, afirma o educador.
Sobre a viagem, Márcio destaca que será uma oportunidade para trocar experiências e aprofundar os conhecimentos. “Vamos aproveitar o máximo essa viagem, conhecer novas pessoas, promover a troca de experiência, mas acima de tudo, adquirir mais conhecimento, pois batalhamos muito para que esse momento chegasse”.
Amanda e Márcio concorrem na semifinal com mais 125 alunos e professores de todo o Brasil, esta fase classificará 38 candidatos para a grande final.
Além da redação, o professor Márcio concorre com 125 professores de todo o Brasil na categoria melhor relato de prática, que apresenta um relato de todos os caminhos que os professores a alunos seguiram para chegar até as semifinais das Olimpíadas de Língua Portuguesa, categoria inédita no gênero Memórias Literárias.
Durante os dois dias de evento, estudantes e professores participarão de oficinas voltadas a estudos complementares sobre o gênero "Memórias Literárias", havendo também um momento para que os alunos, com o auxílio de seus professores, possam melhorar o texto que está concorrendo ao prêmio. (Com informações da Seduc)