Quase 40 agricultores independentes e de oito associações de pequenos produtores dos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama e Santa Maria do Tocantins participaram do 1º Encontro Técnico do Projeto Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas-semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária).
O evento técnico organizado pela Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins) foi realizado na Fazenda São João, a 50 quilômetros de Pedro Afonso, onde funciona uma área experimental implantada em 2014.
Os participantes conheceram o histórico e o funcionamento do projeto Reniva. Os dados foram repassados pelo técnico agrícola Fernando Teixeira, responsável pelo acompanhamento do experimento, que também falou sobre o Diagnóstico participativo da mandioca em Pedro Afonso, Indexação de virose na mandioca e as principais variedades.
Após a parte teórica, o grupo participou de uma aula prática sobre o sistema de multiplicação rápida da mandioca, método pioneiro no Tocantins. A técnica acelera a germinação que pode ocorrer em até cinco semanas após o cultivo. Ainda durante o encontro, os agricultores puderam fazer perguntar e sanar dúvidas.
A agente de Desenvolvimento Humano da Coapa, Silvana Ramos, explicou que todos os participantes do 1º Encontro Técnico do Projeto Reniva já estão cadastrados e habilitados para receberem mudas de mandioca livres de pragas e doenças, o que deve acontecer até o final do próximo mês de outubro. Ainda segundo ela, a intenção é que mais agricultores participem de visitas técnicas e recebam informações sobre o funcionamento do projeto.
Reniva
O projeto Reniva é desenvolvido pela Coapa e Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, por meio de um convênio de cooperação técnica. Ainda tem a parceria da Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Mandioca Fruticultura, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) e Prefeitura de Pedro Afonso.
A meta é desenvolver a produção de mandioca, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção.
A área experimental tem dois hectares e foi cedida pelo agricultor Evanis Roberto Lopes. Além de mandioca, atualmente também são cultivadas dentro do projeto Produção Integrada de Frutas (PIF), variedades de banana, maracujá, mamão, manga, abacaxi, café, goiaba, caju e citros. (Da Ascom Coapa)