Educação e Cultura

DO MERCOSUL

Estudante de Bom Jesus é finalista da etapa estadual do Parlamento Jovem

04/10/2016 20h47 - Atualizado em 28/10/2016 16h24
Estudante de Bom Jesus é finalista da etapa estadual do Parlamento Jovem
Divulgação

Henrique Lopes

O estudante Emanoel Ramos Góes, de 17 anos, é um os três alunos da rede pública estadual de ensino que idealizaram projetos que são finalistas para representar o estado do Tocantins no Parlamento Juvenil do Mercosul no biênio 2016-2018.

Estudante do 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Alfredo Nasser, em Bom Jesus do Tocantins, o jovem elaborou o projeto intitulado “Diversidade e Inclusão na Escola”. A proposta, finalista da etapa estadual, surgiu como forma de incluir alunos com necessidades especiais no espaço escolar, pois, como ressalta Emanoel, é previsto na legislação brasileira que professores devem estar capacitados para atender qualquer tipo de aluno na escola, seja ele com deficiência física, mental, dentre outras.

“Percebi ao longo de minha jornada escolar, que muitos estudantes acabam passando despercebidos na escola, sem participar de atividade alguma”, completa o estudante.

Ainda segundo o aluno, para que seu projeto seja implantado é necessário firmar parcerias com as esferas estadual e federal que proporcionariam a realização de cursos de formações continuadas para os educadores.

O garoto prodígio concorre à etapa estadual com outras duas propostas elaboradas por estudantes de escolas localizadas nos municípios de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. As eleições para o parlamento acontecem on-line entre os dias 17 e 21 de outubro. O resultado dos parlamentares escolhidos de cada unidade a federação serão disponibilizados no próximo dia 31.

Parlamento Juvenil do Mercosul
O Parlamento Juvenil do Mercosul é um ação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), que busca promover o protagonismo juvenil em prol de contribuir para a integração regional dos jovens e abrir espaço para o diálogo e discussões sobre temáticas ligadas a educação como participação cidadã, inclusão e direitos.
Ao todo 27 jovens são eleitos para representar seu estado e o Brasil durante os dois anos de mandatos que estarão a frente do Parlamento, participando do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, além de encontros nacionais e internacionais para discussão de temas que envolvem os jovens e a educação.

 

VEJA TAMBÉM: