Fred Alves
Quando as obras de construção da Escola de Tempo Integral Padrão de Pedro Afonso, com capacidade para atender 1500 alunos, foram iniciadas em setembro de 2013 na gestão do então governador Sandoval Cardoso (Solidariedade), a comunidade de Pedro Afonso viveu a expectativa de ter um local adequado para o ensino de crianças e jovens. A previsão é que fosse concluída em um ano após o início dos serviços. Já se passaram quase três anos e não está pronta.
O local já conta com várias estruturas construídas e cobertura metálica na quadra de esportes.
Pessoas da comunidade relatam que a obra está parada desde 2014.
A reportagem do Portal CNN procurou a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para saber se havia um prazo para as obras serem retomadas. Segundo o órgão, a obra foi paralisada em maio de 2015 e pode ser retomada neste mês de setembro, após a correção de erros nos projetos.
“Devido à constatação de falhas nos projetos, houve a necessidade de aditivo ao valor da obra, situação que está sendo analisada pela Seduc. Posteriormente o processo será enviado à Procuradoria Geral do Estado para o parecer conclusivo. Findados os trâmites legais, a previsão da pasta é que a obra seja retomada no próximo mês [setembro]”, diz a nota enviada ao Portal CNN.
Ainda conforme a Seduc, o valor investido até o momento é de R$ 4.127.696,03, o que representa um percentual executado de 39,24% da obra. Na placa afixada no local consta que a construção, com área de 10.581 metros quadrados, tem custo total de R$ 10.494.802,69. Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), programa do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Tocantins.