A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) divulgou, nesta quarta-feira, 17, balanço das finais estaduais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets). Os estudantes da rede estadual de ensino se destacaram nas finais da maior competição escolar do Estado ao conquistarem a maioria das 58 competições individuais (masculino e feminino), disputadas nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, na semana passada, em Palmas.
A Escola Estadual Ana Amorim, de Pedro Afonso, foi uma das unidades que mais fez campeões nas modalidades individuais dos Jets, com conquistas em sete categorias do Atletismo. Destaque para Lucas Rodrigues Dias e Evellen Cristine Neves dos Santos, vencedores no salto em altura, na faixa etária de 12 a 14 anos. Ele, com a marca de 1,53 e ela, 1,59. Wanderson dos Santos Silva, da mesma escola, venceu os 100m masculino, com 11s60.
Palmas, com a maior delegação, também foi um dos municípios-destaque. Entre os campeões da Capital estão Igor Cabral de Carvalho, do CEM Taquaralto, vencedor da prova de 3000 metros (tempo: 10min42) e Luiz Eduardo Santiago Coelho, da Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, primeiro colocado no tênis de mesa, ambos na categoria de 15 a 17 anos.
Os vencedores da fase estadual dos Jets nas diversas modalidades garantem vaga nos Jogos Escolares da Juventude, categoria 12 a 14 anos, que serão disputados de 20 a 27 de setembro, e 15 a 17 anos - de 10 a 19 de novembro, ambos em João Pessoa (PB).
Competição
Mais de 700 atletas participaram das competições individuais em Palmas. Estudantes de 23 municípios sagraram-se campeões, representantes de Palmas, Pedro Afonso, Buriti, Tocantínia, Itapiratins, Luzinópolis, Abreulândia, Araguanã, Araguaína, Lagoa da Confusão, Araguatins, Palmeiras, Gurupi, Dianópolis, Paraíso, Guaraí, Colinas, Porto Nacional, Conceição, Novo Acordo, Monte do Carmo, Darcinópolis e Barra do Ouro.
Os resultados foram divulgados pelo Comitê Organizador Estadual dos Jets. O evento é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes. Ainda estão em disputa na Capital as modalidades coletivas. As competições seguem até sábado, 20.