Cidades

COMUNIDADE EDUCATIVA

Usina da Bunge terá ações de voluntariado

23/08/2016 09h04 - Atualizado em 25/08/2016 10h46

A partir deste mês, a unidade da Bunge Brasil de Pedro Afonso passa a fazer parte do Programa Comunidade Educativa, criado pela Fundação Bunge em 2002 com o objetivo de estimular ações de voluntariado corporativo da empresa nas comunidades onde atua, engajando os colaboradores em atividades lúdicas e culturais que promovam o exercício da cidadania e gerem retorno para os moradores da região.

Para a diretora executiva da Fundação Bunge, Claudia Calais, a atividade voluntária traz benefícios para os colaboradores, para a comunidade e também para a empresa. “Se por um lado a atividade fim do voluntariado resulta em ações nas comunidades, ela desperta também no colaborador a sensação de pertencimento à comunidade e o empodera como agente de mudança. Além disso, a ação voluntária contribui com o desenvolvimento de habilidades profissionais importantes, como comunicação, negociação, multifuncionalidade, melhor gestão de tempo, trabalho em equipe, entre outras”, explica.
Atualmente, o programa conta com cerca de 500 voluntários, de 15 localidades, atuando de maneira irradiada, ou seja, cada unidade foca nas prioridades da região e concentra os esforços no que a comunidade realmente necessita, que vão desde mediação de leitura para crianças de escolas públicas a atividades com idosos.

O Programa Comunidade Educativa promove anualmente a Jornada Voluntária, que consiste em um mês de atividades, na qual todos os colaboradores da Bunge Brasil têm a oportunidade de participar, com o objetivo de mostrar como a ação voluntária pode ser gratificante tanto para quem realiza quanto para quem é impactado por ela, como forma de estreitar a relação com a comunidade.

Sobre a Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, há 60 anos atua em diferentes frentes com o compromisso de valorizar pessoas e somar talentos para construir novos caminhos. Suas ações estabelecem uma relação entre passado, presente e futuro e são colocadas em práticas por meio da preservação da memória empresarial (Centro de Memória Bunge), do incentivo à leitura (Semear Leitores), do voluntariado corporativo (Comunidade Educativa), do desenvolvimento territorial sustentável (Comunidade Integrada) e do incentivo às ciências, letras e artes (Prêmio Fundação Bunge).

VEJA TAMBÉM: