Cidades

IGREJA CATÓLICA

Abertura da Porta Santa marca 100 anos de evangelização da Paróquia São Pedro

29/06/2016 12h14 - Atualizado em 08/07/2016 10h38
Abertura da Porta Santa marca 100 anos de evangelização da Paróquia São Pedro
Equipe Pastoral da Comunicação

A noite da terça-feira, 28 de junho, foi especial para católicos de Pedro Afonso e região. Ocorreu um momento histórico para a paróquia São Pedro: a abertura da Porta Santa. O evento marca o Jubileu do Ano da Misericórdia, da Diocese de Miracema do Tocantins e da Paróquia São Pedro, que em 2016 comemora 101anos de evangelização.

A festa religiosa na véspera da comemoração do padroeiro de Pedro Afonso – que é São Pedro –, contou com a participação do bispo da Diocese de Miracema do Tocantins, Dom Philip Dickmans, do pároco de Pedro Afonso e chanceler da Dioces, padre Adahilton, freiras e dezenas de fieis.



Procissão
E nesta quarta-feira, 29, a partir das 18 horas, acontece a procissão de São Pedro Afonso. O cortejo sai do Farol, às margens do rio Tocantins e segue para a Igreja Matriz.

Após a santa missa acontece a quermesse, com comidas típicas, e o esperado bingo da moto 0km

Saiba mais:

O que é uma Porta Santa?

Uma Porta Santa é uma porta especial em uma catedral ou em uma basílica, que é aberta apenas nos anos jubilares.

Quando se abre uma Porta Santa?
Em geral, isso deveria acontecer a cada 25 anos (intervalo entre os anos santos ordinários). Mas pode ser aberta durante anos “extraordinários”, como fez João Paulo II em 1983. O Papa Francisco decidiu inaugurar o Ano Santo da Misericórdia, abrindo a Porta em 8 de dezembro de 2015; ela ficará aberta até 20 de novembro de 2016.
Na Diocese de Miracema a abertura da porta será estendida até 1º de junho de 2017.

Onde estão essas portas?
Fora a Porta Santa da Basílica de São Pedro, cada uma das demais basílicas maiores romanas tem uma Porta Santa, que será aberta nas próximas semanas. Mas o Papa Francisco oferece algo novo: cada bispo tem permissão de designar uma porta da sua diocese como Porta Santa. Portanto, todos os católicos têm acesso a uma Porta Santa em sua diocese ou nos principais santuários do seu país.

(Com informações da Pastoral da Comunicação)

VEJA TAMBÉM: