Cidades

JUVENTUDE COOPERATIVISTA

Jovens de Pedro Afonso e de Palmas trocam experiências no Paraná

05/08/2016 08h30 - Atualizado em 06/08/2016 09h49
Jovens de Pedro Afonso e de Palmas trocam experiências no Paraná
Divulgação

Os jovens tocantinenses Antônio Andrade Leão de Oliveira, de Palmas, e Fernando Mazzola, que mora em Pedro Afonso, participaram como convidados do 25º Encontro Estadual do Programa Jovemcoop– projeto de formação focado em cooperativismo, liderança e sucessão familiar.

O evento realizado nos dias 03 e 04 de agosto no Sesc Caiobá, em Matinhos, no litoral do Paraná, foi promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop). Participaram 250 pessoas, filhos de agricultores, jovens cooperados e profissionais que atuam com formação e desenvolvimento humano nas cooperativas paranaenses. A programação contou com talk show, palestras, debates, dinâmicas de grupo e atividades de lazer e cultura.
Para os dois representantes do Tocantins, participar do encontro foi uma experiência enriquecedora que pode contribuir para o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC), criado em junho deste ano e do qual fazem parte.

“O que mais me chamou atenção é o trabalho que as cooperativas realizam com os jovens. Eles mostram que é possível trazer o jovem para dentro da cooperativa”, afirma Antônio Andrade Leão de Oliveira. O estudante acredita que o modelo desenvolvido no Paraná poder ser implantado nas cooperativas tocantinenses. “Podemos levar para o Tocantins a cultura cooperativista e trazer o jovem para mais perto de sua cooperativa, para daqui a um tempo formar outros núcleos jovens e quem sabe, daqui 25 anos, realizarmos um encontro estadual”, projeta o associado do Sicoob Credipar. Antônio ainda aproveitou para agradecer o convite feito pelo Sistema Ocepar e pelo Sescoop-TO para participar do evento.

Fernando Mazzola, 26 anos, filho de associado da Coapa, destacou a oportunidade de manter contato com jovens engajados no cooperativismo. “Foi uma grande comemoração das atividades do ano, que nos inspira a elaborar e realizar projetos dentro do NJC e de nossas cooperativas”, avaliou. Ainda segundo o administrador de empresas que trabalha na propriedade rural da família, a organização e o nível de todos os participantes do encontro foi um detalhe que lhe chamou atenção durante o evento no Paraná. (Da Ascom OCB/TO)

 

VEJA TAMBÉM: