Membros do Movimento Pró-BR-010, o superintendente do Dnit, Eduardo Suassuna, e técnicos da construtora Eletro Hidro Ltda (EHL) visitaram, nessa segunda-feira, 19, o trecho da BR-010 entre Aparecida do Rio Negro e Rio Sono com vistas a promover reparos nos pontos íngremes não pavimentados da estrada. Tal trecho compreende parte cascalhada da rodovia federal, cuja manutenção vem sendo feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – Dnit, por meio da construtora EHL.
O movimento Pró-BR-010, composto por proprietários de terras, empresários, servidores públicos e autoridades políticas da região, por onde passa a rodovia federal, reivindica a conclusão da BR-010 desde 2012. O grupo entende que, enquanto não ocorrer a construção definitiva, as melhorias emergenciais são necessárias, pois darão melhores condições de tráfego aos condutores da região. Na visita , além de vistoriarem locais que já estão passando por melhorias, os representantes do movimento fizeram novos pedidos de consertos em pontos de pouca visibilidade que oferecem riscos para os usuários da estrada.
Sobre a pavimentação da parte visitada da BR-010, o superintendente garante: ela ocorrerá após a conclusão de projetos técnicos e ambientais que estão sob a responsabilidade do Dnit nacional”. Ele garante caso os mesmos sejam liberados brevemente o trecho de Aparecida a Rio Sono poderá ser licitado ainda este ano ou no início do ano que vem.
A mesma situação vem ocorrendo com a ponte do Rio Perdido, na divisa de Rio Sono com Pedro Afonso. Conforme informação do Dnit, a travessia que se encontra inacabada, é objeto de estudo que visa a conhecer o que pode ser aproveitado do material e da estrutura antigos, e só depois disso poderá ser realizada a licitação da mencionada ponte.
O movimento garante que fez gestão junto à bancada do Estado na Câmara Federal e no Senado com vistas a incluir emenda parlamentar para inclusão da obra da BR-010 na Lei de Diretrizes Orçamentária 2017 (LDO). Os parlamentares propuseram a referida emenda como prioridade na lei que está para ser aprovada no Congresso Nacional. Os membros do movimento defende maior envolvimento da população na luta pela BR, pois entendem que a presença de mais pessoas torna a organização mais forte podendo obter sucesso com vistas ao reinícios da obra. (Da Ascom Movimento Pró-BR-010)