BLOGS

DESENVOLVIMENTO

Prodecer III: E assim se passaram 20 anos!

26/07/2016 08h33 - Atualizado em 06/08/2016 11h04
Prodecer III: E assim se passaram 20 anos!
Divulgação

José Edgar de Castro Andrade é engenheiro agrônomo, produtor rural e ex-prefeito de Pedro Afonso

Mês de julho! Festa de aniversário de Pedro Afonso, em 26 de julho, quando Frei Rafael de Taggia, em 1847, iniciou as atividades missionárias neste Sertão do antigo Norte de goiás.

Vejam só a coincidência, 26 de julho de 1996 também, marca o início das atividades de implantação do Prodecer III – Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, de Pedro Afonso, que iniciou também o renascimento desta cidade, como polo comercial e agrícola, e que deu origem ao start do agronegócio do Estado do Tocantins.

O benefício que trouxe a implantação do Prodecer III a Pedro Afonso, e suas consequências econômicas e sociais, é enorme para esse estado.

Para se ter ideia, hoje, 20 anos passados, mais de 40 municípios tocantinenses praticam uma agricultura moderna, sustentável, que utiliza ferramentas e boas práticas agrícolas alavancando o desenvolvimento tocantinense.

Como observador, e se me permitirem, participante modesto desta saga, não poderia deixar de registrar este momento, o que farei, de 5 em 5 anos, até quando Deus permitir.

Importante destacar o empenho e determinação do governador Siqueira Campos, para que o Projeto fosse implantado em nosso estado e em Pedro Afonso.
Nossos eternos agradecimentos ao governo Japonês, através da JICA – Japan International Cooperation Agency, por acreditar em Pedro Afonso. Foi a oportunidade que estávamos esperando.

Agradecemos de coração ao Emiliano Botelho, em nome dos brasileiros, ao Senhor Tsutsui pelo lado japonês, e a todos aqueles que deram a sua contribuição para a realização desse sonho.

Arigatô!






VEJA TAMBÉM: