FOCO NA INOVAÇÃO

Agrotins 2016 quer atrair 100 mil visitantes e 550 empresas

09/04/2016 16h03 - Atualizado em 13/05/2016 15h48
Agrotins 2016 quer atrair 100 mil visitantes e 550 empresas
Manoel Junior/Secom

Com previsão de 100 mil visitantes e participação de 550 empresas, foi lançada na manhã deste sábado, 9, pelo governador do Estado, Marcelo Miranda, a Agrotins Brasil 2016, a maior feira de tecnologia agropecuária da Região Amazônica e 8ª do Brasil. O lançamento contou com a presença de cerca de 300 pessoas e foi realizado no Centro Agrotecnológico de Palmas. A 16ª edição da Feira tem como tema A Tecnologia a Favor do Homem e da Natureza, e acontece de 3 a 7 de maio.

Mais uma vez a Feira trará novidades para o agronegócio de alto desempenho, transferindo tecnologia para todas as etapas do setor produtivo, minimizando os custos e potencializando os resultados por meio das mais avançadas técnicas disponíveis no mercado. Serão realizadas mais de duas mil atividades, e 15 mil capacitações para produtores rurais e estudantes.

Durante uma década e meia a Agrotins vem se firmando como referência na divulgação, transferência de conhecimento e tecnologia para o crescimento do segmento agropecuário regional atraindo expositores e investidores de várias partes do Brasil que tem entre as fontes econômicas, a produção de grãos.

Em seu discurso, na solenidade de lançamento da Feira, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, destacou a importância do tema da 16ª Agrotins. “O tema é a maneira encontramos para homenagear todas as instituições públicas e privadas que fazem pesquisa no nosso País. As universidades, as unidades estaduais de pesquisa, a valiosa pesquisa da iniciativa privada, fomentadas todas elas, sem exceção, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), hoje reconhecida mundialmente pela eficiência de seus trabalhos inovadores, principalmente no setor agropecuário brasileiro”, afirmou o secretário.

A Agrotins Brasil 2016 contará com exposição de máquinas, equipamentos, implementos, veículos, agentes financeiros, produtos e serviços agropecuários, vitrine geral de campo, animais, empresas de pesquisa, ONG’S, órgãos públicos e outros.

Expositores
O proprietário da empresa Uniggel Máquinas (Indústria de sementes soja e arroz e máquinas), Fausto Garcia, disse que a Agrotins é um evento de extrema importância para agronegócio do Tocantins. “É o momento em que o produtor pode vir conhecer as novidades em tecnologias para a agricultura e para os empresários tocantinenses é um momento ímpar, onde podemos estar mais perto de nossos clientes, do nosso produtor, para mostrar as novidades da empresa”, afirmou. O empresário disse também que a participação das empresas tocantinenses na Feira está cada vez maior, porque todos já visualizam a importância do evento.

Para Ivan Ricardo Naves, proprietário das empresas Ferpam e Borrachas Confiança, a Agrotins é um divisor de águas nas suas empresas. “Vestimos a camisa há 15 anos e sempre com sucesso, sempre evoluindo. Participar da Feira é estar presente nos negócios externos. A gente percebe que Agrotins é feita com amor, com o coração. As pessoas que trabalham aqui querem que o Tocantins cresça e se modernize cada dia mais”, afirma.

Sobre a expectativa de realização de negócios, o empresário disse que apesar da crise a empresa tem perspectiva de crescimento ou pelo menos igualar as negociações de 2105. “As indústrias estão liberando para fazermos promoções e essa é a novidade que nossas empresas vão trazer, muitas promoções”, antecipa.

Abertura oficial
A abertura oficial contou com a presença de expositores, representantes de órgãos federais, estaduais, municipais, produtores e instituições parceiras. A Agrotins é uma realização do Governo do Estado, por meio da Seagro e suas instituições vinculadas, Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.

VEJA TAMBÉM: