Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 4 de março, na sala da diretoria da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em Pedro Afonso, uma reunião preparatória para organizar a II Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola.
Participaram diretores e técnicos da Coapa, Embrapa e da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária.
O evento técnico será realizado no próximo dia 14 de maio, na Fazenda São João em Pedro Afonso, e contará com palestras e visita técnica à área experimental implantada na propriedade. A expectativa é receber 200 participantes.
O objetivo é mostrar o potencial da região para a diversificação de culturas agrícolas – com destaque para a produção de frutas e mandioca – por meio da apresentação de novas tecnologias e manejos.
Garantia de sanidade
No local onde será realizada a II Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola, a Coapa, Embrapa e a Seagro, com apoio de outros parceiros, implantaram em 2014, uma área experimental dos projetos Reniva (Rede de multiplicação e transferência de manivas – semente de mandioca com qualidade genética e fitossanitária) e Produção Integrada de Frutas (PIF). A meta é desenvolver a produção de mandioca e a fruticultura em Pedro Afonso e região, com ações de fomento, disseminação de tecnologias, capacitação de produtores, monitoramento e comercialização da produção.
Na área de dois hectares na Fazenda São João, a 50 quilômetros de Pedro Afonso, cedida pelo agricultor Evanis Roberto Lopes, atualmente são cultivadas variedades de mandioca, banana, maracujá, mamão, abacaxi, café e uma coleção de citros.
Os materiais são melhorados geneticamente por pesquisadores da Embrapa Cruz das Almas (BA). Depois que ficam livres de pragas e doenças, as mudas são enviadas para Pedro Afonso, onde se testa a adaptação à região na área experimental. O passo seguinte será a entrega gratuita das mudas aos agricultores cadastrados, que também terão assistência técnica sem nenhum custo. (Da Ascom Coapa)