Da Redação
Para comemorar os 21 anos de serviços educacionais prestados à comunidade pedroafonsina e cidades circunvizinhas, a Escola Municipal Sousa Aguiar realizou, de 15 e 19 de fevereiro, uma série de atividades envolvendo toda a comunidade.
Durante as comemorações foram realizadas aulas contando a história da instituição, gincanas educativas e concurso de poesias. Na sexta-feira, dia 19, as festividades começaram às 6h da manhã, com alvorada, incluindo participação da banda de música Byron Rocha Brito, além de jogos. Logo após, ocorreram benção Solene e apresentações culturais.
Trajetória histórica
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Sousa Aguiar foi fundada em 17 de fevereiro de 1995, sendo reconhecida através da portaria nº 6.679 de 26 de novembro de 2003, da Secretaria do Estado da Educação e Cultura do Estado do Tocantins.
Recebendo alunos e funcionários que trabalhavam e estudavam em pequenas escolas que funcionavam no Setor Zacarias Campelo e na Igreja Santo Afonso, a unidade escolar começou a funcionar com oito salas de aula, um pequeno auditório, três salas administrativas, uma pequena cozinha e um depósito. Funcionava nos três turnos da Educação Infantil ao 9º ano, com cerca de 500 alunos e menos de 20 funcionários.
Com a implantação do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), no ano de 1998, a unidade escolar deu um salto de qualidade, sendo reconhecida e premiada nacionalmente por ter sido umas das escolas piloto do projeto. Nessa época, a escola passou a atender uma clientela com mais de 1.000 alunos nos três turnos.
Hoje a escola oferta duas modalidades de ensino: Educação Infantil, para alunos com 05 anos, e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º, totalizando 665 alunos matriculados e frequentes.
A gestora da unidade é a educadora Jovina Neta.