Um marco importante foi registrado na história do cooperativismo pedroafonsino nesta semana, com o início da formação do Núcleo Jovem. O grupo é formado por 25 jovens, filhos e filhas de associados da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), Coed (Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso) e do Sicredi.
O Núcleo Jovem Coapa é um projeto-piloto no Tocantins desenvolvido com apoio integral do Sistema OCB/Sescoop-TO. Dividido em seis módulos, o programa busca elevar o interesse do jovem pelo cooperativismo aliando capacitação e informação, com foco, também, na sucessão familiar e continuidade das atividades agropecuárias. A iniciativa ainda busca inserir as novas gerações no dia a dia da cooperativa, para que no futuro o jovem possa se associar e até mesmo se tornar dirigente.
No total serão realizados cinco módulos, cada um com 16 horas de duração.
Nos dias 29 e 30 de março foi realizado o primeiro módulo, Desenvolvimento e Relacionamento Interpessoal, ministrado por Renato de Oliveira. Os próximos serão Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida (19 e 20 de abril), Mobilização das Potencialidades Humanas (26 e 27 de abril), Cooperativismo e Juventude (6 e 7 de maio) e Educação Cooperativista e Organização do Quadro Social (7 e 8 de junho).
Antes do último módulo também deve ocorrer uma viagem de estudos a outro estado, com data e destino a serem definidos. Os pedroafonsinos irão conhecer cooperativas e programas de desenvolvimento de jovens, bem como interagir e desenvolver atividades em outro ambiente cooperativista.
Sucessão e novos líderes
Formado em Gestão Agroindustrial, Michel Piton tem 23 anos e é de uma família de agricultores que produz grãos na região de Pedro Afonso. Apesar de já ter contato com o universo cooperativista, ele acredita que a participação na formação do Núcleo Jovem Coapa vai ampliar seus conhecimentos sobre o tema. Com entusiasmo faz planos para o futuro. “Quero apreender ainda mais a respeito do cooperativismo, a ter mais confiança, e sobre trabalho em equipe, cooperação e respeito um pelo outro”, comenta.
Michel Piton também fala dos laços que estão se formando entre os jovens que participam da formação e o papel que exercerão no futuro da Coapa. “Já somos uma equipe, mas queremos ser algo mais do que uma equipe. Desejamos ser o início de um futuro diferente. Espero um dia podermos ajudar nossa cooperativa a crescer ainda mais. Quem sabe um dia, um desses jovens do Núcleo Jovem na se torne um novo líder na Coapa”, estima.
Quem também está animada com o “mundo novo” do cooperativismo é Taise Ferreira da Cruz. “O curso estimula a autoestima para sermos melhores naquilo que fazemos”, diz a técnica agropecuária de 23 anos que atualmente estuda Agronomia. Para ela, no primeiro módulo chamou atenção o destaque dado à questão da identidade e o protagonismo que o jovem tem, mas muitas vezes não coloca em prática. “Não devemos somente ficar pensando que podemos mudar algo, devemos agir e ter atitude sempre com o pensamento positivo. Assim vamos trabalhar para que o nosso núcleo de jovens se fortaleça cada vez mais e cresça”, avalia Taise.
A cooperativista crê que o Núcleo Jovem desempenhará um papel importante no desenvolvimento e no futuro do cooperativismo pedroafonsino e do Tocantins, sendo também fundamental no processo de sucessão da Coapa.
Responsável pela coordenação do Núcleo Jovem Coapa, Maria Silvana Ramos acredita que a inserção dos jovens no cooperativismo de Pedro Afonso incentivará a formação de novos líderes para o segmento. “Estou feliz com que o que vi neste início de formação”, comentou Silvana.
A agente de desenvolvimento humano ainda lembra que o trabalho desenvolvido com os jovens vai de encontro com o que diz o 5º princípio cooperativista “Educação, Formação e Informação: Educar é construir um futuro melhor”.