JORNADA TECNOLÓGICA

Produtores conhecem novidades para produção de soja

24/02/2016 16h56 - Atualizado em 26/02/2016 10h40
Produtores conhecem novidades para produção de soja
Divulgação

Disseminar o conhecimento entre seus associados, tornar suas práticas mais eficientes e sustentáveis, e aumentar a produtividade e a rentabilidade através da apresentação de novas tecnologias para os produtores rurais. Com estes objetivos, a Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em parceria com a Embrapa Pesquisa e Sementes e 13 empresas referências no ramo agropecuário, promoveu, dia 19 de fevereiro, a VI Jornada Tecnológica de Pedro Afonso e Região.

O evento ocorreu na Fazenda Uruçu e reuniu cerca de 300 pessoas, a maioria produtores de grãos, além de técnicos, estudantes de cursos técnicos, universitários e representantes de órgãos públicos ligados ao agronegócio como a Seagro, Adapec e Ruraltins.

Em pequenos grupos, os participantes percorreram dez estações onde conheceram as mais recentes tecnologias para produção de soja apresentadas por profissionais de empresas que atuam no ramo de comercialização de sementes, defensivos agrícolas e adubos.

Os visitantes ainda receberam informações e conheceram a área experimental de 25 hectares, onde técnicos a Embrapa em parceria com a Coapa plantaram 29 variedades de soja, sendo 14 variedades RR resistentes a glifosato e 15 variedades resistentes a glifosato e também a lagarta. O plantio foi realizado entre os dias 18 e 20 de novembro. Já a colheita da soja precoce está prevista para ocorrer nesta semana. Serão observados detalhes como desenvolvimento das plantas, sanidade das cultivares, produtividade e, principalmente, quais variedades se adaptam melhor à região.

Os resultados da pesquisa serão divulgados ainda este ano, durante um evento técnico em Pedro Afonso.

Avaliação positiva
O chefe-geral da Embrapa no Tocantins, Carlos Magno Campos da Rocha, parabenizou a iniciativa da Coapa e lembrou que eventos como a VI Jornada Tecnológica contribuem para que o produtor tenha acesso a novas tecnologias, possa avaliar quais pode adotar e fazer o planejamento mais adequado para a sua propriedade.

Já o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, afirmou que os resultados das pesquisas vão trazer informações mais confiáveis aos cooperados e demais produtores da região de Pedro Afonso. “Incrementar a questão da inovação tecnológica ajuda a organizar nossa cadeira produtiva. Quem ganha é o produtor que tem acesso a dados concretos e poderá cultivar os materiais que melhor se adaptam à sua realidade”, explicou Khouri.

Produtor de grãos em Pedro Afonso há 16 anos, o paranaense Albino Mazzola participou da Jornada. Ele lembra que quando começou a plantar soja não existiam variedades adaptadas à região, o que muitas vezes acarretava prejuízos aos sojicultores. Para o agricultor, o evento realizado pela Coapa e parceiros serve para o agricultor conhecer as melhores cultivares, além de ser uma oportunidade para troca de experiências entre aqueles que plantam grãos.

Empresas parceiras
Coapa, Embrapa Pesquisa e Sementes, Fazenda Uruçu, Bayer Sementes e Químicos, Micro Química Micros Nutrientes, Uniggel Sementes, Syngenta Sementes e Químicos, Nidera Sementes, Pioner Sementes, Seed Corp Sementes, Fertilizantes Tocantins, Nortox Químicos, Ihara Químicos, Daw Agrosciences Químicos, John Deere Maquinas Agrícolas e Case Máquinas Agrícolas.


 

VEJA TAMBÉM: