Política

JANELA ABERTA

Sete dos 9 vereadores pedroafonsinos vão mudar de partido

16/03/2016 14h39 - Atualizado em 23/03/2016 15h24
Sete dos 9 vereadores pedroafonsinos vão mudar de partido
Movimentação partidária não deve mexer no equilíbrio de forças do legislativo

Fred Alves

Pelo menos sete dos nove vereadores de Pedro Afonso já assinaram suas desfiliações e vão aterrissar em uma nova sigla. Eles aproveitam a chamada “janela partidária” viabilizada pela reforma política e que permite a troca sem o risco da perda de mandato por infidelidade partidária. Pelas novas regras, os parlamentares podem ingressar em outro partidos até esta sexta-feira, 18 de março.

O CNN apurou que a movimentação tem sido intensa e muitos vereadores ainda mantém mistério sobre o futuro político. Alguns vereadores devem ingressar em siglas já conhecidas como PMDB e PTB, outros devem integrar partidos considerados novos como PSC, PLS ou até mesmo o PRTB.

O mais provável é que seja mantido o equilíbrio de forças no legislativo pedroafonsino: a base do prefeito Jairo Mariano (PDT) com cinco vereadores e a oposição com quatro.

Governistas em novas siglas
Um dos primeiros a anunciar seu novo destino foi Sipriano Soares. Considerado um peemedebista histórico, o presidente da Câmara de Pedro Afonso vai se filiar ao PSL, partido que no Tocantins conta apenas com um deputado estadual, no caso Cleiton Cardoso. Apesar de deixar o PMDB, Sipriano fez questão de lembrar que continua apoiando a deputada federal Josi Nunes.

Quem também já tem rumo certo são os vereadores Toinho, Coelho e Lili Benício. O primeiro deixa o PTB e vai para o PDT. Os outros dois têm como destino o PSC do presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, que deixou o DEM e assumiu recentemente o comando estadual da sigla. Coelho também era do DEM e é cotado para assumir a presidência do diretório municipal do PSC. Já Lili foi eleita pelo PSD.

Coelho, Sipriano Soares, Lili e Toinho vão oficializar o ingresso nas novas siglas em um evento que será realizado na noite desta sexta-feira, 18, com a participação de integrantes de todos os partidos da base de apoio do prefeito Jairo Mariano (PDT).

A reportagem do CNN não conseguiu contato com a vereadora Irene do Sindicato, mas apurou que ela deve permanecer no PDT.

Mudanças também na oposição
Dos quatro vereadores da oposição, apenas Sirleide do Movimento permanece na legenda pela qual foi reeleita. Ela continua no PMDB, onde inclusive preside o diretório municipal.

Já Mirleyson Soares anunciou que após nove anos deixará o PT, seu único partido até então. O parlamentar afirmou que deixa a legenda por questões pessoais e elogiou o trabalho social realizado pelo governo petista no Brasil nos últimos 12 anos.

Com convites do PMDB e do PTB, os vereadores Salim Bucar e Rodrigo Lustosa, deixaram respectivamente o Solidariedade e o PSD. O mais provável é que Bucar volte ao PTB, sigla pela qual foi eleito em 2012. Rodrigo ainda avalia.

 

VEJA TAMBÉM: