Seguem nesta semana as aulas do cursinho comunitário oferecido pelo 3º Batalhão (BPM), em Pedro Afonso, e que atende 60 alunos.
O Cursinho Comunitário do 3º BPM foi idealizado com o objetivo de preparar jovens de Pedro Afonso e região para o concurso da Polícia Militar do Estado do Tocantins e outros concursos públicos, e terá duração aproximada de quatro meses. Não há nenhum custo para os alunos matriculados. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, no horário das 19 às 22h30, no auditório do Batalhão.
Para o capitão da PM Reis, coordenador do cursinho e respondendo pelo comando do 3º BPM, “o projeto é uma forma de aproximar a Polícia Militar da comunidade local e ainda proporcionar aos jovens a oportunidade de se prepararem para concorrerem às vagas nos diversos concursos públicos abertos no Estado e pelo Brasil”, conclui.
Ainda de acordo com o Capitão, a cidade de Pedro Afonso e região é carente de cursinhos preparatórios para a realização de concursos públicos, inclusive de informações acerca da realização de certames públicos, deixando o cidadão, principalmente os jovens, de fora dessas seleções e sem oportunidade de concorrer a cargos públicos no Estado, e no que se refere ao concurso da Polícia Militar do Estado do Tocantins, percebe-se uma participação tímida dos jovens da região de Pedro Afonso na realização do referido certame, sendo também essa uma das razões para a realização do projeto.
A aula inaugural foi realizada na noite do último dia 11 de janeiro. Durante a abertura os militares e professores parabenizaram e desejaram sucesso aos alunos. Na sequencia houve uma palestra motivacional com o capitão PM Valdemi Silva Reis, subcomandante do 3º BPM e coordenador do curso. Ele abordou o tema “Qual o seu sonho?”. Em seguida os alunos se apresentaram e agradeceram pela oportunidade. Houve ainda a primeira aula de língua Portuguesa com o soldado PM Cordeiro.