Política

COMPROMISSO

Prefeito garante serviços públicos durante entrega de 100 casas em Guaraí

11/12/2015 17h54 - Atualizado em 11/12/2015 17h57
Prefeito garante serviços públicos durante entrega de 100 casas em Guaraí
Divulgação

Durante solenidade de entrega de 100 casas populares pelo Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal no Setor Esperança, em Guaraí, na manhã desta sexta-feira, 11, o prefeito Francisco Júlio (PSDB) assegurou que em breve o bairro contará com todos os serviços públicos necessários para proporcionar uma vida mais digna aos seus moradores.

Para que as casas fossem construídas, a Prefeitura de Guaraí fez a doação do terreno para o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). Os recursos para a construção das casas e dotação de infraestrutura básica foram da ordem de R$ 5,8 milhões, direcionados pela Caixa Econômica Federal.

Segundo o prefeito, o bairro será beneficiado com transporte escolar já no começo do próximo ano letivo, ou seja, antes mesmo de ser construída a escola prevista para a comunidade. Além disso, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e equipes de saúde farão atendimentos volantes no bairro.

Francisco Júlio anunciou que sua meta enquanto gestor municipal é iniciar a construção de 400 casas populares somente em 2016. Para ele, a manhã desta sexta-feira foi um momento importante na história da habitação no município. “Esse bairro terá toda a infraestrutura adequada para o bem estar de seus moradores”, garantiu.

Com a entrega das casas, cerca de 500 moradores de Guaraí poderão começar o ano de 2016 em casas novas e com toda a infraestrutura que o Setor Esperança requer. A aposentada Maria da Purificação, 73 anos, foi uma das beneficiadas. Ela recebeu as chaves das mãos do governador em exercício Osires Damaso (DEM), que ressaltou o compromisso do Governo do Estado em garantir mais qualidade de vida para população tocantinense. Ao longo de toda a sua vida, ela pagou aluguel e não teve como não se emocionar em realizar o sonha da casa própria.

De acordo com a aposentada, ela nunca perdeu a fé de que as casas sairiam. “As pessoas diziam que essas casas nunca iam sair. Eu sempre confiei e, hoje, graças a Deus, estou recebendo as chaves da minha primeira casa, coisa que eu nunca tive na vida", contou. "A chave da casa própria representa um sonho, mas, na verdade, é um direito do cidadão”, defendeu o governador.

Parcerias
As 100 unidades habitacionais foram construídas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), por meio de parceria do Governo do Estado com o MNLM, a Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Guaraí e Sociedade de Apoio à Luta pela Moradia do Tocantins.

Participantes
Além do prefeito, Francisco Júlio, do governador Osires Damaso, a solenidade realizada no Setor Esperança contou com a presença de Eleonora Mascia; gerente nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal, do presidente da Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Agetec), George Brito; líder do MNLM no Tocantins, Bismarque do Movimento; ex-vereadora e integrante do MNLM em Guaraí, Kátia Cristina; do secretário de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação, Aleandro Lacerda; de deputados estaduais, além de secretários municipais, vereadores e líderes sociais ligados aos movimentos de luta pela moradia. (Ascom Pref. de Guaraí)

VEJA TAMBÉM: