Fred Alves
Uma solenidade na noite do sábado, 14 de novembro, na Câmara Municipal de Pedro Afonso, marcou a inauguração do Espaço de Eventos e Cultural Maria Aracy Arruda Nunes. Na ocasião também foi realizada a confraternização natalina da Casa de Leis.
O espaço tem 420 m², custou R$ 43 mil (com recursos próprios) e leva o nome da primeira mulher a ocupar uma vaga de vereadora em Pedro Afonso. A pioneira Maria Aracy Arruda Nunes foi parlamentar de 1968 a 1972, período em que vereadores não recebiam salários. A servidora aposentada da Secretaria Estadual da Fazenda faleceu em 2009, aos 79 anos, em Pedro Afonso.
Familiares participaram da solenidade e agradeceram a homenagem prestada a Maria Aracy. “A nossa família agradece essa singela homenagem à nossa tia. Ela foi vereadora em uma época em que o vereador nem era remunerado”, lembrou o empresário Dionelson Nunes, sobrinho de Maria Aracy.
Na ocasião, a presidente da Câmara de Pedro Afonso, Lili Benício (PSD), afirmou que a construção do Espaço de Eventos e Cultural Maria Aracy Arruda Nunes só foi possível graças a compreensão dos demais vereadores que ajudaram a economizar os recursos financeiros do legislativo. A parlamentar explicou que o espaço atenderá as necessidades da Casa de Leis e também da comunidade, conforme prevê uma resolução editada pela mesa diretora.
Além de funcionários e familiares, prestigiaram o evento os vereadores Rodrigo Lustosa (PSD), Mirleyson Dias (PT), Salim Bucar (SD), Irene do Sindicato (PDT), Toinho (PTB), Sipriano (PMDB) e Coelho (DEM); o prefeito Jairo Mariano (PDT); secretários municipais e a defensora pública Teresa de Maria Bonfim Nunes, sobrinha de Maria Aracy, e