Henrique Lopes
O secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Bom Jesus do Tocantins, Arivaldo Lopes de Lima, encaminhou, na tarde dessa quinta-feira, 29, nota de esclarecimento ao CNN. Esse respondeu declarações da gestora da Escola Estadual Alfredo Nasser, Valdiná da Cruz Neves, que ao comentar denúncias de que a direção da instituição estava servindo água imprópria aos alunos, afirmou entre, outras coisas, que o problema de tratamento de água atinge todo o município de Bom Jesus,
Confira a matéria aqui.
De acordo a nota, a gestão municipal de Bom Jesus do Tocantins teria ciência da dificuldade sofrida pela população com a falta de água, mas está buscando diariamente sanar o problema, já que um dos focos principais da gestão é proporcionar água de qualidade à comunidade.
O secretário destacou de desde julho de 2014 a água do município recebe tratamento, mas no início desse mês de outubro ocorreram problemas no quadro de comando da estação de tratamento, devido a baixa tensão da energia, que ocasionou queima das bombas que distribuem a água e por isso houve falhas na distribuição. Entretanto, a prefeitura já havia solicitado junto à companhia Energisa, a substituição dos transformadores.
Questionando o posicionamento da gestora da Escola Estadual Alfredo Nasser que, durante a entrevista ao CNN, disse que o poço, de propriedade da prefeitura e que atende a instituição de ensino havia secado, o secretário frisou que, desde sua perfuração, o poço nunca secou e que o mesmo chega a atingir 7 metros cúbicos por hora.
“Se a gestora da Escola Estadual Alfredo Nasser ofertou água direto do rio e sem tratamento para consumo dos educandos foi por seu próprio querer”, disse Arivaldo Lopes de Lima.
Confira a nota na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
“Temos ciência da dificuldade de nosso município com a falta de água, ms buscamos diariamente sanar essa necessidade, por ser um dos nossos principais objetivos ofertar água de qualidade ao nosso povo.
Desde de junho de 2014 a água do nosso município é tratada. No inicio deste mês tivemos problemas elétricos no quadro de comando devido a baixa tensão da energia elétrica da cidade não suportar a carga da bomba central de distribuição da água. Já solicitamos junto a ENERGISA a troca de transformadores, pois esse problema ocasiona a queima das bombas que captam a água dos poços semi-artesianos que abastece nossa cidade ocorrendo falta de água tratada em alguns pontos da cidade.
Esclareço em relação ao poço semi-artesiano do campo de futebol, o qual a gestora faz menção, que sua ligação hidráulica esta ligada diretamente a escola e desde sua perfuração nunca secou, inclusive o mesmo tem capacidade de produzir 7 metros cúbicos por hora.
Se a gestora da Escola Estadual Alfredo Nasser ofertou água direto do rio e sem tratamento para consumo dos educando foi por seu próprio querer.
Arivaldo Lopes de lima
Secretario Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano