Cidades

PRESERVAÇÃO CULTURAL

Evento marcará entrega de guia turístico e inauguração de placas de identificação de Pedro Afonso, Bom Jesus e Tupirama

23/11/2015 11h47 - Atualizado em 23/11/2015 11h51

Nesta quarta-feira, 25 de novembro, a Fundação Bunge inaugura as placas de identificação do patrimônio material e imaterial e entregará o guia turístico cultural do local às comunidades dos municípios de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins que formam o Delta do Tocantins e guardam séculos de histórias. O evento acontecerá às 9h, na Praça da Igreja da Matriz de Pedro Afonso (TO), fundada em 1847, um marco na história da região do Delta do Tocantins, onde iniciou-se a formação dos três povoados que resultaram nas fundações das três cidades.

O guia nasceu com o intuito de preservar e valorizar a cultura e a memória desta região e é resultado de um trabalho realizado pela Fundação Bunge, em parceria com as prefeituras dos três municípios e com o envolvimento direto da comunidade. Nele estão alguns dos principais pontos patrimoniais e turísticos regionais, como os espaços destinados ao lazer e encontros sociais, celebrações e manifestações culturais. As placas de identificações destes bens culturais foram instaladas em locais de referência, como a Rua Barão do Rio Branco, que Ilustra boa parte da história da cidade de Pedro Afonso e abriga as igrejas Matriz e Batista, o Tiro-de- Guerra e a Câmara Municipal.

Em março de 2015, a Fundação Bunge entregou um estudo, que foi desenvolvido pelos programas Centro de Memória Bunge e Comunidade Integrada, em parceria com as prefeituras dos três municípios, com o objetivo de identificar os bens culturais que compõem o patrimônio dessa região, além de traçar um diagnóstico sobre o estado desses bens e propor medidas para o reconhecimento e a valorização desse patrimônio.

Para o evento de inauguração, estão programadas intervenções culturais para sensibilização do público e valorização da comunidade local. Será realizada a exposição fotográfica “Memórias do Delta”, com curadoria do professor, historiador e agente cultural Fabrício Rocha de Souza, um encontro de sanfoneiros com apresentações de músicas típicas da região, além de uma mini cavalgada: uma festividade realizada em Bom Jesus do Tocantins e que marca a presença das comitivas de boiadeiros que atravessavam o território tocando o gado para fazendas e centros de consumo. Estão confirmadas as presenças de autoridades municipais, representantes da Bunge e Fundação Bunge.

Serviço
Inauguração das Placas de Identificação do patrimônio e entrega do guia turístico cultural
· Data: 25 de novembro
· Horário: 9h
· Local: Praça da Igreja da Matriz de Pedro Afonso (TO)

Sobre a Fundação Bunge

Criada em 1955, a Fundação Bunge, entidade social da Bunge Brasil, atua em diferentes frentes, sempre com o compromisso de valorizar pessoas. Nossos programas buscam valorizar o passado, garantindo que os aprendizados vividos não se percam (Centro de Memória Bunge), transformar o presente com ações de desenvolvimento dentro de um tempo e lugar (Comunidade Integrada, Semear Leitores e Comunidade Educativa) e construir o futuro, premiando iniciativas que fazem a diferença (Prêmio Fundação Bunge). www.fundacaobunge.org.br




VEJA TAMBÉM: