FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Programa capacita 39 integrantes de três cooperativas

23/11/2015 08h30 - Atualizado em 25/11/2015 15h46
Programa capacita 39 integrantes de três cooperativas
Divulgação

Na noite do sábado, 21 de novembro, foi formada a primeira turma do Programa de Formação de Dirigentes e Gestores de Cooperativas (Formacoop) de Pedro Afonso. A capacitação foi disponibilizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Tocantins–Sescoop/TO, sem custos para os participantes.
O curso começou em maio, tendo um módulo por mês com duração de oito horas. Ao todo, participaram 39 pessoas, sendo 20 da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) e os demais da Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso (Coed) e do Sicredi, que conheceram e discutiram temas como Fundamentos Básicos do Cooperativismo, Relação Interpessoal e Trabalho em Equipe, Ética, Etiqueta e Marketing Profissional, Comunicação Organizacional, Mediação e Gestão de Conflitos e Administração do Tempo.

Conhecimento aplicado
Marcivânia de Castro Ribeiro, que trabalha como caixa na loja agroveterinária da Coapa, foi uma das participantes e já utiliza os conhecimentos adquiridos não apenas no ambiente de trabalho, mas também em casa. “Todos os módulos foram muito benéficos para que pudesse melhorar a maneira de trabalhar, gostei de participar do curso e vou tentar colocar em prática tudo que aprendi”, comentou Marcivânia.

Outro participante é o assistente administrativo operacional da Coapa, Wanderson Ferreira da Cruz. “O curso tem contribuído no diálogo com meus colegas de trabalho, e na minha organização; como respeitar o espaço de cada um, e também aprendi a cobrar e ser cobrado”, disse sobre o curso.

Crescimento profissional
A responsável pelo Setor de Recursos Humanos da Coapa, Elizângela Nunes, destacou a importância do curso para os profissionais que trabalham na cooperativa. “É muito importante a participação no Formacoop porque contribui imensamente para a melhoria do desempenho nas ações do dia a dia, aumenta a valorização, bem como proporciona o crescimento e o desenvolvimento profissional dos colaboradores e da cooperativa”, afirmou. “O colaborador que busca o conhecimento, a qualificação e procura manter-se atualizado, tem mais possibilidade de crescer profissionalmente e torna-se mais produtivo”, finalizou.

O presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que também preside o Sistema OCB–Sescoop/TO, parabenizou os participantes do curso e reafirmou o compromisso de apoiar as cooperativas que solicitarem capacitações profissionais para seus cooperados e colaboradores. (Da Ascom Coapa)
 

VEJA TAMBÉM: