Política

APROVADOS NA CÂMARA

PCCS devem contemplar cerca 250 servidores de Pedro Afonso

15/10/2015 11h49 - Atualizado em 02/11/2015 15h15
PCCS devem contemplar cerca 250 servidores de Pedro Afonso
Servidores lotaram plenário para acompanhar votação dos PCCS

Fred Alves 

Os vereadores de Pedro Afonso aprovaram, por unanimidade, na manhã dessa quarta-feira, 14 de outubro, os projetos de leis que instituem os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Quadro Geral e da Saúde da Prefeitura de Pedro Afonso. Apenas o vereador Rodrigo Lustosa (PSD) faltou à sessão. 

Os projetos de leis originais não sofreram nenhuma alteração. 

Os autógrafos dos projetos de leis devem ser enviados esta semana para o prefeito Jairo Mariano (PDT) sancionar ou não em no máximo 15 dias, conforme o prazo regimental. 

O plenário ficou lotado de servidores municipais que foram acompanhar a segunda e última votação das matérias enviadas pelo executivo municipal no início deste mês. 
Segundo a administração municipal, os PCCS entram em vigor a partir de janeiro de 2016 e inicialmente serão contemplados cerca de 250 servidores. 

Antes de serem aprovados pela Casa de Leis as propostas foram amplamente discutidas com a Prefeitura Municipal e uma comissão formada por servidores, além do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO). 

A servidora Rosangela Pires, integrante do Quadro Geral, lembrou a luta dos servidores, que segundo ela vem de muito tempo, para conquistar o benefício. “Conseguimos alcançar esse objetivo, agora podemos cobrar nossos direitos, mas nossa luta continua”, afirmou.

Jailton Bonifácio Vieira, representante dos servidores da Saúde, destacou os desafios vencidos e o empenho dos servidores envolvidos na luta pela criação dos PCCS.
Já o vereador Sipriano (PMDB) disse que a aprovação dos projetos de leis é uma grande conquista para os servidores do município. Também aproveitou para lembrar que os projetos estavam engavetados há mais de 20 anos.

Para o vereador Coelho (DEM), o prefeito Jairo Mariano “teve coragem” ao enviar os projetos de leis ao legislativo municipal, pois o país vive uma séria crise economica e a adoção dos PCCS aumentará os gastos com a folha de pagamento. 

Os demais vereadores presentes à sessão também destacaram as conquistas dos servidores do Quadro Geral e da Saúde. 

Em entrevista ao CNN, na manhã desta quinta-feira, 15 de outubro, o prefeito Jairo Mariano afirmou que a aprovação dos PCCS do Quadro Geral e da Saúde trará benefícios para o governo municipal, aos servidores e também para a população pedroafonsina. “Nosso objetivo foi valorizar o servidor que agora terá mais motivação para realizar um serviço de excelência aos cidadãos e, consequentemente, vai progredir funcionalmente com melhorias salariais. A qualidade dos serviços tende a ficar ainda melhor”, comentou. 

Mariano ainda informou que a instituição dos PCCS terá um impacto de aproximadamente R$ 80 mil na folha de pagamento. 

Homenagem
Ao final da votação foi feita uma homenagem a Sebastião Pereira Silva, conhecido como Tião, que faleceu recentemente. Familiareas do servidor municipal receberam uma placa em reconhecimento à luta de Tião em prol de melhorias para os servidores públicos municipais. 

Requerimentos
Ainda na sessão foram aprovados dois requerimentos. O da vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) solicita ao poder executivo municipal a recolocação da sinalização trânsito que foi retirada da Avenida João Damasceno de Sá. Já Mirleyson Soares (PT) cobrou a troca do para-brisa de um ônibus que transporta alunos que estudam em Guaraí. (Com informaçoes e foto de Manuca Cruz)

Leia também:

Governo quer implantar PCCS do Quadro Geral e da Saúde no próximo mês de agosto

VEJA TAMBÉM: