Fred Alves
Os vereadores de Pedro Afonso aprovaram, por unanimidade, na manhã dessa quarta-feira, 14 de outubro, os projetos de leis que instituem os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Quadro Geral e da Saúde da Prefeitura de Pedro Afonso. Apenas o vereador Rodrigo Lustosa (PSD) faltou à sessão.
Os projetos de leis originais não sofreram nenhuma alteração.
Os autógrafos dos projetos de leis devem ser enviados esta semana para o prefeito Jairo Mariano (PDT) sancionar ou não em no máximo 15 dias, conforme o prazo regimental.
O plenário ficou lotado de servidores municipais que foram acompanhar a segunda e última votação das matérias enviadas pelo executivo municipal no início deste mês.
Segundo a administração municipal, os PCCS entram em vigor a partir de janeiro de 2016 e inicialmente serão contemplados cerca de 250 servidores.
Antes de serem aprovados pela Casa de Leis as propostas foram amplamente discutidas com a Prefeitura Municipal e uma comissão formada por servidores, além do Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO).
A servidora Rosangela Pires, integrante do Quadro Geral, lembrou a luta dos servidores, que segundo ela vem de muito tempo, para conquistar o benefício. “Conseguimos alcançar esse objetivo, agora podemos cobrar nossos direitos, mas nossa luta continua”, afirmou.
Jailton Bonifácio Vieira, representante dos servidores da Saúde, destacou os desafios vencidos e o empenho dos servidores envolvidos na luta pela criação dos PCCS.
Já o vereador Sipriano (PMDB) disse que a aprovação dos projetos de leis é uma grande conquista para os servidores do município. Também aproveitou para lembrar que os projetos estavam engavetados há mais de 20 anos.
Para o vereador Coelho (DEM), o prefeito Jairo Mariano “teve coragem” ao enviar os projetos de leis ao legislativo municipal, pois o país vive uma séria crise economica e a adoção dos PCCS aumentará os gastos com a folha de pagamento.
Os demais vereadores presentes à sessão também destacaram as conquistas dos servidores do Quadro Geral e da Saúde.
Em entrevista ao CNN, na manhã desta quinta-feira, 15 de outubro, o prefeito Jairo Mariano afirmou que a aprovação dos PCCS do Quadro Geral e da Saúde trará benefícios para o governo municipal, aos servidores e também para a população pedroafonsina. “Nosso objetivo foi valorizar o servidor que agora terá mais motivação para realizar um serviço de excelência aos cidadãos e, consequentemente, vai progredir funcionalmente com melhorias salariais. A qualidade dos serviços tende a ficar ainda melhor”, comentou.
Mariano ainda informou que a instituição dos PCCS terá um impacto de aproximadamente R$ 80 mil na folha de pagamento.
Homenagem
Ao final da votação foi feita uma homenagem a Sebastião Pereira Silva, conhecido como Tião, que faleceu recentemente. Familiareas do servidor municipal receberam uma placa em reconhecimento à luta de Tião em prol de melhorias para os servidores públicos municipais.
Requerimentos
Ainda na sessão foram aprovados dois requerimentos. O da vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) solicita ao poder executivo municipal a recolocação da sinalização trânsito que foi retirada da Avenida João Damasceno de Sá. Já Mirleyson Soares (PT) cobrou a troca do para-brisa de um ônibus que transporta alunos que estudam em Guaraí. (Com informaçoes e foto de Manuca Cruz)
Leia também:
Governo quer implantar PCCS do Quadro Geral e da Saúde no próximo mês de agosto