Fred Alves
O auditório do Fórum Eleitoral de Pedro Afonso, que abrange também os municípios Bom Jesus do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Rio Sono e Tupirama, ficou lotado durante Correição Ordinária na manhã da sexta-feira, 20 de novembro.
O evento reuniu autoridades, políticos e presidentes de partidos dos cinco municípios.
A correição foi presidida pelo juiz eleitoral Milton Lamenha de Siqueira, e secretariada pelo chefe de Cartório da 23ª Zona Eleitoral, Wagner Mansur de Sousa Carvalho.
Na primeira parte do evento, participantes apresentaram sugestões, críticas e, principalmente, elogios ao trabalho desenvolvido pela justiça eleitoral.
Após a correição, o analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), César Mineli, apresentou as principais mudanças na legislação eleitoral que já valem para o pleito de 2016. Na palestra, o técnico tirou dúvidas e falou sobre as novas regras e principais etapas do processo eleitoral, com destaque para o cumprimento de prazos. “As novas regras exigem mais planejamento dos partidos e candidatos”, frisou.
Em entrevista ao CNN, o juiz Milton Lamenha afirmou que o evento teve o intuito de orientar os partidos políticos sobre as alterações na legislação eleitoral. Para ele, a mais importante mudança foi a proibição das doações de empresas a candidatos e partidos políticos.