Cidades

SAÚDE EM DIA

Palestras alertam para a prevenção do câncer em homens e mulheres

09/11/2015 13h19 - Atualizado em 12/11/2015 08h36

Cerca de 40 pessoas de várias idades reservaram um tempo precioso na noite da sexta-feira, 6 de novembro, para receberem informações importante para prevenção do câncer de mama e do câncer de próstata.

As palestras ocorreram no auditório da Coapa, em Pedro Afonso, e foram ministradas pelo médico Vladimir Villar Planche e a enfermeira Mirian Fabiana.

Os dois profissionais deram detalhes sobre as doenças apontando os sintomas, consequências e tratamentos. Ambos alertaram que é prevenindo que a mulher e o homem têm como evitar o estágio avançado da doença que, quando diagnosticado, têm como detectar precocemente o estágio do câncer, com chances maiores de cura.

Ainda foi destacada a necessidade do homem se proteger do câncer de próstata indo ao médico regularmente e realizar, a partir dos 40 anos, o exame do toque retal, que é indolor, e o PSA (Antígeno Prostático Específico) feito com amostra de sangue.

Já a mulher deve ter o habito de fazer do autoexame das mamas. A prática facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, entre outras.

O médico e a enfermeira ressaltaram, ainda, que hábitos como consumir alimentos ricos em vitaminas, evitar a obesidade, diminuir o consumo de álcool, não fumar e praticar atividades físicas ajudam a evitar o câncer.

A realização das palestras fazem parte das Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que há três anos são realizadas pela Coapa e os parceiros Coed, Prefeitura de Pedro Afonso, Associação dos Funcionários do Hospital Regional de Pedro Afonso e Sicredi.

Câncer de mama
Pode ser um tumor maligno ou benigno. O primeiro é quando as células têm a capacidade de originar metástases. Se estas células, chamadas malignas, caírem na corrente sanguínea, podem chegar a outras partes do corpo, invadindo outras células e originando novos tumores. Os tumores benignos não têm essa capacidade, pois possuem um crescimento mais lento e não se espalham por outros órgãos.

Câncer de próstata
É uma doença que ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Estas células podem se espalhar a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e gânglios linfáticos. Entre os fatores de risco está a idade, pois após 50 anos a incidência é maior. (Da Ascom Coapa)
 

VEJA TAMBÉM: