Cidades

AGRICULTURA FAMILIAR

Ruraltins e prefeitura de Pedro Afonso agilizam inclusão de produtores em programas sociais

10/11/2015 16h59 - Atualizado em 10/11/2015 17h03
Ruraltins e prefeitura de Pedro Afonso agilizam inclusão de produtores em programas sociais
Divulgação

Para agilizar o processo de inclusão dos agricultores familiares nas diversas políticas públicas governamentais, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura (Pronaf), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a prefeitura de Pedro Afonso, a 304 km de Palmas, realizam nesta quarta-feira, 11, às 9h, uma ação conjunta para atender os moradores da Associação de Produtores do Rio do Sono, zona rural da cidade.

De acordo com o médico veterinário e chefe do escritório local do Ruraltins naquela cidade, Pericleon Alves, o objetivo é unir forças para que os produtores consigam em um só lugar obter todas as informações sobre os programas e ainda dar celeridade ao processo de inclusão. “A ideia é que essa ação se torne um projeto permanente para que outros agricultores sejam beneficiados com atendimento em suas próprias comunidades, tornando mais viável e mais rápido sua inclusão nas políticas públicas”, acrescentou.

Ainda conforme Pericleon Alves, na Associação de Produtores do Rio do Sono, o Ruraltins e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, a Secretaria Municipal de Educação e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), irão promover um ciclo de palestras para aproximadamente 30 produtores. “Vamos nos reunir com os produtores e orientá-los sobre o crédito rural, como participar do PAA e do PNAE, informar quais os trâmites para conseguir o selo do SIM. Tudo isso, para que eles se organizem, tirem suas dúvidas e conheçam os benefícios desses programas”, disse.

Além das palestras a iniciativa visa ainda conhecer as necessidades e a realidade dos moradores para que, posteriormente, o Ruraltins promova capacitações em áreas como, piscicultura, mandiocultura, avicultura, horticultura, dentre outras.

VEJA TAMBÉM: