Texto e fotos: Fred Alves
Com cinco votos, o vereador Sipriano (PMDB) foi eleito para presidir a Câmara Municipal de Pedro Afonso a partir de 1º de janeiro de 2016. A eleição foi realizada na manhã do dia sexta-feira, 30 de outubro.
A única surpresa foi a ausência dos vereadores da oposição – Mirleyson Soares (PT), Sirleide do Movimento (PMDB), Salim Bucar (SD) e Rodrigo Lustosa (SD).
Ainda vão compor a mesa diretora no próximo ano, os parlamentares Irene do Sindicato (PDT) – Vice-presidente; Toinho (PTB) – 1º Secretário; Lili Benício (SD) – 2ª Secretária e Coelho (DEM) – Tesoureiro.
Ao discursar já como presidente eleito, Sipriano destacou a experiência e atuação parlamentar dos demais membros da mesa diretora. Visivelmente emocionado, afirmou que pretende fazer um trabalho para respaldar o executivo municipal nas ações de interesse da população. “O que vai reinar nesta Casa é a responsabilidade”, garantiu.
Para a atual presidente da Câmara de Pedro Afonso, Lili Benício, a vitória foi de homens e mulheres comprometidos com a administração pública. “Quando participar de qualquer processo político, vou continuar mantendo o que falo. O Sipriano vai trabalhar com transparência, se não tivesse certeza disso não o teria apoiado”.
Já o vereador Coelho, que presidiu a Câmara em 2013 e 2014, fez um discurso duro onde afirmou ter sofrido pressão para compor o grupo oposicionista na eleição. “Um assessor de deputado me ligou dizendo que me dariam o cargo de presidente na chapa da oposição. Sou homem de palavra e já tinha garantido apoio ao Sipriano. Fazer compromisso qualquer homem faz, mas cumprir só homens e mulheres sérios cumprem”, disparou.
O parlamentar ainda comentou a ausência dos vereadores da oposição na sessão. “Eles deveriam ter vindo pelo menos fazer questionamentos. Não vieram porque são da oposição ao prefeito? Sipriano será presidente dos nove vereadores. Votamos conforme nossas consciências”, afirmou.