O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Glauber de Oliveira Santos, participou na manhã da sexta-feira, 7, da solenidade em alusão ao 31º aniversário do 7º Batalhão da Polícia Militar, realizado na sede da Unidade em Guaraí. O comandante e sua comitiva de oficiais foram recepcionados pela comandante da Unidade, major PM Welere Gomes Barbosa Silveira.
A solenidade, que aconteceu no pátio da unidade, contou com a presença de diversas autoridades locais e da comunidade em geral, além de policiais militares que compõem o Batalhão. Durante o evento ocorreram homenagens e felicitações as pessoas que fizeram parte da história da unidade. Foi apresentado ainda o nome escolhido e aprovado pelo comandante geral para a unidade, que passa a se chamar Batalhão Guará, o protetor do centro-norte do Tocantins. A primeira homenagem foi aos policiais militares do 7º BPM que mais se destacaram no primeiro semestre de 2015 pelo trabalho eficiente e pelo empenho singular nas diversas atribuições desempenhadas. Seis policiais militares receberam as distinções de destaques. Na sequência das homenagens receberam certificado de honra especial os ex-comandantes do Batalhão, por deixar registradas suas marcas na administração e conduta da unidade operacional. A homenagem também se estendeu aos profissionais que fizeram parte da tropa do 7º Batalhão e já estão na reserva.
Para finalizar o momento de homenagens foram chamados para receber menção de agradecimento os colaboradores e parceiros que apoiam a Polícia Militar em toda região. Todas as homenagens foram entregues pelo Comandante Geral e pela comandante do 7º Batalhão, além do Corregedor Geral da PMTO, coronel PM Abelardo Bezerra Neto.
Major Welere em suas palavras destacou que o momento cheio de significados para todos poderia ser resumido em duas palavra: agradecimento e alegria. A comandante lembrou que a história do 7º Batalhão foi pautada por luta e profissionalismo, que resultou na consolidação da PM na região, em três décadas servindo e protegendo a região centro-norte do Tocantins. A comandante se emocionou ao agradecer aos companheiros de trabalho, todos os policiais militares da unidade, que são os grandes responsáveis pelo sucesso e profissionalismo do Batalhão. Um agradecimento especial foi dado ao primeiro comandante do 7º Batalhão, pioneiro e desbravador na região, o coronel da reserva Antônio de Jesus Araújo Tavares. “Tenho certeza que a história do Batalhão Guará continuará sendo honrada pelos bravos guerreiros que aqui estão e pelos que ainda hão de vir, a todos meu muito obrigada”, agradeceu major Wélere.
O comandante geral da PMTO, lembrou os momentos de dificuldade iniciais para implantação da primeira sede até a construção definitiva da unidade, agradeceu a todos que contribuíram para o crescimento e fortalecimento da PM na região. Coronel Glauber fez questão de ressaltar que a PM do Tocantins está entre as polícias mais respeitadas do Brasil e não tem a cultura da violência e da corrupção, que engrandece em muito seus nobres profissionais. “Nestes 31 anos de história do Batalhão Guará, minha especial deferência é a cada um dos policiais militares, oficiais e praças, que trilharam e trilham seus caminhos entregando diariamente suas vidas em sacrifício do bem de seus concidadãos. Minha carreira fica abrilhantada por me tornar parte dessa história, parabéns e muito obrigada a todos” finalizou coronel Glauber.
Encerrando as comemorações todos os presentes foram convidados a participarem de um almoço, oferecido pela Associação de Cabos e Soldados da região, realizado no clube da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).