Texto e fotos: Fred Alves
Dois incêndios foram registrados na tarde do sábado, 15 de agosto, em Pedro Afonso. O primeiro ocorreu em uma loja de variedades no centro da cidade. A parte da frente do estabelecimento, próximo ao caixa, ficou destruída. Uma grande quantidade de fumaça saiu do local. Felizmente ninguém se feriu e ficou apenas o prejuízo financeiro.
A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar que teria acionado a Secretaria Municipal de Obras, mas foi informada que não havia motorista disponível para dirigir o trator com um reservatório d’água e que poderia contribuir no combate ao fogo.
O estrago só não foi maior porque a brigada de incêndio da usina da Bunge, em Pedro Afonso, foi acionada e enviou dois caminhões pipas equipados com mangueiras apropriadas para o combate a incêndios, além de um caminhão de apoio. Rapidamente os brigadistas controlaram o fogo.
O segundo caso ocorreu quase que ao mesmo tempo do primeiro na área de uma chácara às margens do Rio Tocantins, no perímetro urbano de Pedro Afonso. O incendido teria começa ainda pela manhã, se espalhou e quase atingiu a sede chácara, o prédio do destacamento da Companhia Independente de Policia Rodoviária e Ambiental (Cipra), onde há um depósito de madeiras apreendidas, e também a subestação de energia elétrica da Energisa.
Inicialmente o combate às chamas foi realizado por populares e homens da Cipra, porém o fogo também só foi contido com a chegada da brigada da usina da Bunge. Também neste incêndio não houve feridos.
Conforme o subtenente Cavalcante, comandante do destacamento da Cipra, a Secretaria Municipal de Obras também foi solicitada a prestar apoio com o trator equipado com reservatório d’água, mas a resposta foi que não havia funcionário disponível para conduzir o veículo.
Até o fechamento desta matéria ainda não haviam sido apontadas as causas dos dois incêndios. Uma equipe da Perícia Técnica realizou trabalhos nos dois locais.
Os dois caoss atraíram a atenção de dezenas de pessoas.
Falta unidade do Corpo de Bombeiros
Apesar de ser um município referência em sua região e registrar vários incêndios florestais, principalmente neste época do ano, Pedro Afonso não tem uma unidade do Corpo de Bombeiros. A unidade mais próxima fica a 141 quilômetros de distância, na cidade de Colinas do Tocantins.
Em Pedro Afonso já foram registrados vários casos em que os próprios moradores tiveram que combater incêndios florestais e também no perímetro urbano. Mortes já ocorreram e muitas pessoas tiveram prejuízos financeiros.
Na próxima edição do Centro-Norte Notícias será publicada reportagem mostrando os riscos de Pedro Afonso não ter uma unidade do Corpo de Bombeiros e o que está sendo feito pelas autoridades para solucionar o problema.
Leia também:
Fogo destrói caminhonete na Avenida Pedro Mariano
Incêndio em distribuidora de bebidas expõe falta de fiscalização no comércio pedroafonsino