Na noite da sexta-feira, 11 de setembro, foi dado o primeiro passo para a criação do Núcleo Jovem da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins). Uma reunião na sede da cooperativa, em Pedro Afonso, apresentou a jovens filhos de cooperados como funciona o grupo e como ele pode contribuir para o desenvolvimento da cooperativa.
As informações foram repassadas pela agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos. Ela destacou que o futuro das cooperativas depende da participação dos jovens, pois em breve seus pais devem se aposentar e a atual realidade do país exige boas ideias. “A sucessão no ambiente cooperativista é uma preocupação atual. O jovem deve participar do dia a dia da cooperativa trazendo inovações que contribuam para o seu desenvolvimento”, pontuou.
No encontro foi definido que no próximo dia 8 de outubro, a Coapa com apoio do Sescoop/TO irá trazer a Pedro Afonso, o especialista na criação de Núcleos Jovens em várias cooperativas brasileiras, Ney Guimarães.
Conforme Silvana Ramos, a intenção é que já no próximo ano os jovens já participem dos Conselhos de Administração e Fiscal da Coapa, e opinem sobre as ações a serem executadas e os rumos que deve ela deve tomar.
Caso o Núcleo Jovem da Coapa seja criado, ele será o primeiro entre as cooperativas do Tocantins e da região Norte do Brasil.