Vários focos de incêndios foram confirmados em uma área pertencente à empresa Ramata Empreendimentos e Participações S.A, na região rural do município de Pedro Afonso. Fiscais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) detectaram os focos iniciais no último dia 6 de agosto e as labaredas seguem em diversos pontos da propriedade.
Além da fiscalização rotineira, a equipe do Naturatins atendeu um pedido do Ministério Público Estadual para agir na área da empresa. Após análises foi constado que o fogo iniciou no canavial devido o atrito da palha da cana-de-açúcar com a esteira da colheitadeira.
Apesar das ações de combate ao fogo realizado pela empresa a situação não foi controlada e o incêndio se alastrou queimando aproximadamente 67 hectares. O Naturatins constatou que o fogo atingiu ainda outras propriedades rurais.
O Naturatins autuou a empresa em R$ 2.462,000,000. As equipes continuam nas ações de combate e fiscalização ao fogo, pois o período seco e a baixa umidade do ar são propícios para a propagação de queimadas.
Queimas controladas
Para evitar o fogo desordenado e incêndios, durante o período de junho a 1º de outubro, as autorizações para queimas controladas estão suspensas. Os produtores e empreendimentos que realizarem sem autorização do órgão ambiental podem sofrer advertência e até mesmo uma multa, calculada a partir da extensão da superfície queimada. (Da Ascom Naturatins)