Segurança e Justiça

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA

Comunidade avalia trabalho do MPE de Pedro Afonso

28/09/2015 15h52 - Atualizado em 28/09/2015 16h54
Comunidade avalia trabalho do MPE de Pedro Afonso
Fred Alves

Fred Alves

Na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro, integrantes da Corregedoria-Geral do Ministério Público do Tocantins realizaram uma correição ordinária nas duas promotorias do órgão em Pedro Afonso.

O trabalho foi coordenado pelos promotores de justiça auxiliares Octhaydes Ballan Junior e Pedro Evandro de Vicente Rufato, auxiliados pelos assessores jurídicos Fernando Valadares, Alberine Mendes e Luma Gomides.

O intuito foi verificar a regularidade e a eficiência das atividades do Ministério Público e de seus membros. A realização da correição é obrigatória, conforme determina o Conselho Nacional do Ministério Público.

Na reunião membros do poder judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar, Instituto Médico Legal, Secretaria de Defesa Social, organizações sociais, além de advogados, prefeitos, vereadores, reeducandas e pessoas da comunidade avaliaram o trabalho desenvolvido pelos promotores Luiz Antônio Francisco Pinto e Rafael Pinto Alamy, e ainda apresentaram sugestões.

Chamou a atenção as solicitações do delegado da Polícia Civil Wlademir Costa de Oliveira e do comandante do 3º BPM, tenente-coronel Miranda, para que o Ministério Público Estadual tome providências no que diz respeito ao aumento das forças policiais que atuam em Pedro Afonso e região. Segundo os dois, o número atual de policiais é insuficiente e compromete as atividades de segurança. Wlademir Costa também pediu atenção especial do MPE para os casos envolvendo menores infratores que cometem furtos para comprar drogas.

Já a responsável pelo Núcleo de Medicina Legal de Pedro Afonso, Fabiana Silva Morais, solicitou que a promotoria atue no acompanhamento de vítimas de acidente de trânsito que buscam receber o seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres). Ela denunciou que há casos de tentativas de fraudes na região onde golpistas estariam se aproveitando de pessoas desinformadas.

Na oportunidade, o trabalho dos promotores e demais servidores do MPE de Pedro Afonso foi elogiado pelo juiz Milton Lamenha, os prefeitos Jairo Mariano (Pedro Afonso) e Tião (Tupirama), a presidente do legislativo pedroafonsino, Lili Benício, presidente da subseção da OAB, Raimundo Ferreira dos Santos, e pelos representantes de outras instituições que estavam no encontro.

Os membros da Corregedoria-Geral anotaram todas as sugestões que serão relatadas a instância superior para tomada de providências. O promotor Pedro Rufato destacou a participação da comunidade pedroafonsina na correição e afirmou que o trabalho serve para fortalecer a atuação do Ministério Público Estadual, além de contribuir na qualidade do atendimento oferecido à comunidade.

 

VEJA TAMBÉM: