Cidades

ATENDIMENTO

Pedro Afonso recebe seminário sobre atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual

07/10/2015 08h23 - Atualizado em 15/10/2015 11h59

Nesta semana, nos dias 15 e 16 de outubro, quinta e sexta-feira, o atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual vai ser o tema central de um seminário promovido pelo Projeto Farol, no auditório do Ministério Público Estadual, em Pedro Afonso.

O objetivo principal da atividade é construir o Protocolo de Atendimento às crianças e adolescentes em Situação de Violência Sexual de Pedro Afonso em conjunto com a comunidade local. O seminário é gratuito e não é necessário efetuar inscrição.

A programação do primeiro dia inicia com um diálogo sobre violência sexual e continua com a apresentação dos olhares do(a)s adolescentes sobre a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do município. Depois do intervalo, acontece a socialização do Diagnóstico da Rede de Proteção da Criança e do(a) Adolescente da cidade.

O período da tarde começa com uma interação de vivência participativa sobre a “Rede que temos e a rede que queremos”, seguida de debates e partilha de experiências da área de saúde sobre a ficha de notificação da violência sexual. No final da tarde os participantes discutem casos concretos de violência.

O segundo dia é destinado para construir o Protocolo de Atendimento às crianças e adolescentes em Situação de Violência Sexual do município. O seminário é encerrado com a plenária final dos apontamentos realizados durante a construção e apresentação do fluxo de atendimento criado pela comunidade.

As atividades do Projeto são executadas com o patrocínio da Petrobras e realizadas pelo Cedeca – Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone.

Dados sobre Pedro Afonso

A pactuação do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Pedro Afonso aconteceu no mês de abril deste ano e prevê ações até 2019.

Na oportunidade foram apresentados os dados da infância e adolescência no município, resultado de um levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho do Projeto Farol de Pedro Afonso. As informações abaixo correspondem ao Censo de 2010 do IBGE:

- 5.19% das crianças estão na condição de extrema pobreza, 19.67% se encontram na condição de pobreza, 42.44% estão na condição de vulneráveis à pobreza e 22.54% das crianças estão em domicílio em que ninguém tem ensino fundamental completo;

- o município possuía 1.892 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, na faixa etária de 10 a 17 anos;

- expectativa de anos de estudo no município é de 9.75, maior que a taxa do País 9.54 e menor que a taxa do Estado 9.80.

Programação do Seminário do Protocolo de Atendimento às Crianças e Adolescentes em Situação de Violência Sexual

Dia 15 (Quinta-feira)
8h - Boas Vindas

8h15 - Diálogo sobre a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

9h - Olhares do(a)s adolescentes sobre a Rede de Proteção

9h30 - Intervalo

9h45 – Apresentação do Diagnóstico da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do Município de Pedro Afonso

10h00 - Painel da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente do Município de Pedro Afonso (CRAS, Ministério Público, Delegacia Policial, Conselho Tutelar, Unidade de Saúde, Educação)

12h - Intervalo

14h – Vivência participativa sobre a “Rede que temos e a rede que queremos”

15h – Ficha de Notificação da Violência Sexual

16h - Intervalo

16h15 - Discussão de Caso de Violência Sexual

17h – Plenária da Discussão de Caso

17h30 – Encerramento

Dia 16 (Sexta-feira)

8h - Construção do Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual de Pedro Afonso

9h30 - Intervalo

10h - Minuta do Termo de Parceria da Rede de Proteção

12h - Intervalo

14h – Conclusão da construção do Protocolo de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual de Pedro Afonso

16h30 - Plenária Final

17h - Encerramento

(Ascom Cedeca

VEJA TAMBÉM: