Cidades

QUEM CHEGAR AOS 200

Homem mais idoso de Pedro Afonso celebra 100 anos

25/09/2015 06h59 - Atualizado em 25/09/2015 17h37

Fabricio Rocha

Considerado atualmente o homem mais idoso de Pedro Afonso, o ilustre e carismático senhor José Pereira da Silva completou 100 anos no último dia 10 de setembro, e ganhou festa na quinta-feira, 17 de setembro, na Casa do Idoso de Pedro Afonso, onde reside há aproximadamente uma década sob os cuidados da equipe multiprofissional da instituição.

Quando nasceu em 16 de setembro de 1915, Pedro Afonso era queimado por grupos rivais que lutavam pelo poder de mando local, tendo como algozes destes episódios tristes, os temidos Cipriano, Abílio Araújo e Sargento Penteado que aterrorizaram e enlutaram a cidade por longo período. No mundo, não era diferente, e a 1ª Guerra Mundial vivia um dos anos mais violentos do conflito que abalou a história da humanidade.

Natural de Pedro Afonso, o senhor José Pereira da Silva é,da região da antiga Serra Geral, de uma família de lavradores. Filho de Luisa Pereira da Silva e Antônio Florêncio teve cinco irmãos. Desde cedo aprendeu a cultivar a terra para tirar o sustento e ter uma profissão na vida. Não teve contato com a educação formal.
Trabalhou por muito tempo da sua vida como lavrador e vaqueiro em diversas propriedades rurais da nossa região como o Landi e Agrovila. Residiu em outras localidades por curto período em busca de melhores condições de vida e trabalho, entre elas, Araguaína (TO), Ilha do Bananal (TO) e Rio Maria (PA).

Casou-se em 1933, aos 18 anos, com a senhora Olinda, tendo os filhos Maria de Jesus e Manoel. Após divergências, separou-se da sua esposa, tendo ainda outros relacionamentos estáveis com as companheiras Maria Vilanova e, por último, a senhora Laura, de quem ficou viúvo.

Mas sempre o amor pela terra natal lhe trouxe de volta para solo pedroafonsino, onde morou com sobrinhos e outros familiares por longos anos após se aposentar, até que seu o último cuidador adoeceu, e ele teve que ser amparado pela Casa do Idoso de Pedro Afonso em 2007, pois já apresentava um quadro clinico acentuado de baixa visão, dificultando sua permanência sozinho em casa.

Das memórias da cidade de Pedro Afonso ele recorda as ruas pequenas, o povo humilde e trabalhador, e principalmente dos barcos nos rios levando as pessoas para suas fazendas e outros lugares.

Ovos com farinha
Questionado pelo CNN sobre o segredo viver tantos anos, responde que toda manhã come dois ovos com farinha de puba, é algo sagrado pra ele. Informação confirmada pelas cuidadoras da Casa do Idoso.

Desde que chegou a Casa do Idoso, o senhor José Pereira sempre teve a cuidadora Rosilene Gonçalves de Abreu Ribeiro como uma das responsáveis diretas que descreve o ilustre morador. “Ele é o mais animado morador desta casa, sempre alegre com os demais, gosta de ouvir um rádio cedinho, aqui não falta pilha pra abastecer o radio dele. É muito vaidoso, gosta de andar perfumado e com cabelo penteado, e não corta de jeito nenhum a parte da frente do cabelo, para manter sempre com um topete, que ele considera o charme dele, e acima de tudo sempre vive cantando e enchendo esta casa de vida, honra-nos conviver com ele e os demais moradores desta casa especial”, diz orgulhosa a cuidadora Rosilene.

Quando procurado o que sonha para o futuro, ele respondeu firmemente: “ter uma nova companheira e viver até uns 200 anos”. Ninguém duvide, com a vitalidade que tem pode conseguir.


 

VEJA TAMBÉM: