Com o intuito de divulgar novas tecnologias e resultados bem sucedidos de várias pesquisas que a Embrapa realiza no Tocantins, foi realizado nessa quinta-feira, 3 de setembro, no auditório da Coapa (Cooperativa Agroindustrial do Tocantins), em Pedro Afonso, a V Jornada Tecnológica. O evento reuniu 160 pessoas, incluindo produtores rurais, técnicos, universitários e estudantes de cursos técnicos de Pedro Afonso, Guaraí, Colinas do Tocantins e Palmas.
A realização do evento é uma iniciativa da Coapa e da Embrapa.
Especialistas ministraram 11 palestras, onde foram abordados temas como cooperativismo; estado da arte da agricultura e da pecuária no Tocantins; mercado de grãos; zoneamento de riscos climáticos; sistemas de produção e a qualidade do solo no estado; consórcio entre milho e braquiária na safrinha do Tocantins; arranjos de soja; manejo integrado de pragas em sistemas de produção.
Chamou atenção a interação que os participantes tiveram com os palestrantes durante os debates realizados ao final das explanações.
Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, a realização do evento em parceria com a Embrapa traz benefícios para todo o setor produtivo da região de Pedro Afonso, pois a empresa de pesquisa agropecuária é reconhecida pelo seu trabalho de pesquisa e por levar conhecimento e informações úteis ao homem do campo.
Presente ao evento, o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, no Tocantins, Eric Arthur Bastos Routledge, também destacou as atividades desenvolvidas em conjunto com a Coapa. “Estamos realizando pesquisas com a mandioca em Pedro Afonso que, em breve, devem apresentar os primeiros resultados. Essa Jornada Tecnológica vem coroar uma parceria que renderá bons frutos”, comentou.
A V Jornada Tecnológica é uma atividade do projeto Rede de Fomento de Transferência de Tecnologia em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), formada por Embrapa, Cocamar Cooperativa Agroindustrial,Dow AgroSciences, John Deere, Parker, Schaeffler Group e Syngenta. Tem o apoio do Sistema OCB /TO e abcTO.