Segurança e Justiça

NA CONTRAMÃO

PM multa 56 motoristas em Pedro Afonso

05/08/2015 17h47 - Atualizado em 11/08/2015 19h59
PM multa 56 motoristas em Pedro Afonso
Arquivo CNN

Fred Alves

Pouco mais de um mês depois das mudanças que ocorreram no trânsito de Pedro Afonso, chama atenção o número de multas aplicadas. Dados obtidos pelo CNN junto ao 3º Batalhão da Polícia Militar mostram que até a última sexta-feira, 24 de julho, das 142 infrações registradas, 56 ocorreram porque o condutor trafegava na contramão. O número corresponde a quase 40% das multas aplicadas desde 20 de junho, quando começou a fiscalização após algumas vias do centro da cidade – sobretudo a Avenida João Damasceno de Sá e na Rua Guimarães – passarem a ter sentido único e também receberem sinalização vertical e horizontal.

Outras transgressões registradas foram dirigir sem CNH ou sem documentação do veículo, guiar sem capacete, falta da documentação do veículo, documentação irregular e conduzir veículos sob efeito de bebida alcoólica.

Multa e 7 pontos na CNH
Quem é multado além de sentir no bolso, ainda perde pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, no seu artigo 186, trafegar pela contramão em via com sinalização de sentido único é considerada infração gravíssima, tendo como penalidade a perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 191,54.

Falta consciência para alguns motoristas, diz PM
Em entrevista exclusiva ao CNN, o subcomandante do 3º BPM, capitão Reis, explicou que o número considerável de multas ocorre porque na temporada de praia aumenta o fluxo de veículos na cidade e algumas pessoas ainda não observam a sinalização. O militar ainda chamou atenção para o comportamento inadequado de uma minoria que trafega pelas vias pedroafonsinas. “Não justifica dirigir na contramão, as placas de sinalização são visíveis, porém falta consciência de alguns motoristas. Foi feito todo um trabalho de educação e campanhas publicitárias nos veículos de comunicação antes de começarmos a fiscalização. A obrigação do condutor é obedecer às regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. É uma pequena parcela de condutores que insiste em não seguir a lei. Vale ressaltar que a maioria dos condutores respeita a sinalização”, disse o subcomandante.

Ainda segundo o capitão Reis, com o fim do período de férias deve diminuir o número de veículos na cidade e, também, o número de infrações de trânsito. “Acreditamos que a partir de agosto esse número diminua”, avaliou. Por último, o subcomandante da PM de Pedro Afonso alertou que a corporação continuará o trabalho repressivo para coibir a ação de motoristas imprudentes. “Com certeza os condutores vão ficar mais cautelosos, pois sabem que poderão ser multados caso infrinjam a lei”, concluiu. 

VEJA TAMBÉM: