Fred Alves
Chamou atenção durante a inauguração das obras de reforma e ampliação do destacamento de Polícia Militar Ambiental de Pedro Afonso, na manhã da sexta-feira, 25, a declaração do governador Marcelo Miranda (PMDB) de que pretende promover policiais militares ainda neste ano.
“Em novembro vou cumprir o compromisso de realizar as promoções dos policiais militares”, disse o governador.
Prevista para acontecer no último dia 21 de abril, as promoções de policiais militares foram suspensas pelo governo do Estado após o juiz Océlio Nobre da Silva, da 2ª Vara de Fazenda Pública e Registros Públicos de Palmas, conceder liminar à Associação de Benefícios Mútuos do Estado do Tocantins (ABMJUS), determinando que administração estadual resguardasse as vagas dos militares filiados à entidade e que foram contemplados pelas promoções concedidas pelo ex-governador Sandoval Cardoso (SD), no ano passado. Essas promoções foram anuladas pelo decreto 5.189/2015, baixado pelo governador Marcelo Miranda (PMDB), em fevereiro.
Na época o governo do Tocantins emitiu nota e classificou de "oportunistas e meramente políticas” as promoções de policiais militares realizadas pelo ex-governador Sandoval Cardoso.
Sede da Polícia Militar é entregue revitalizada
A inauguração das obras de reforma e ampliação do destacamento de Polícia Militar Ambiental de Pedro Afonso contou com a presença do governador Marcelo Miranda e do comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, Glauber de Oliveira Santos, do prefeito Jairo Soares Mariano, dentre outras autoridades.
O Destacamento de Polícia Militar Ambiental de Pedro Afonso foi instalado pela Portaria n.º 019/2007, tendo como primeira sede duas salas disponibilizadas pelo 3º Batalhão de Polícia Militar. O destacamento faz parte do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). Tem a missão de promover a segurança pública no que tange a prevenção contra os crimes ambientais. Atualmente é comandando pelo subtenente PM Joaquim de Sousa Cavalcante.
A mudança para a sede atual ocorreu no ano de 2008 e a reforma foi iniciada e concluída neste ano de 2015. Além da ampliação e reforma das instalações, visando a sustentabilidade, os policiais militares também construíram uma praça ecológica com pneus e garrafas pet. O trabalho teve o apoio do projeto Amigos do Meio Ambiente.
A reforma foi custeada por meio de doações da comunidade local e de comerciantes, também com a venda de madeira apreendida, devidamente doada pelos órgãos competentes ao Destacamento. A mão de obra foi dos próprios policiais militares, que em um esforço coletivo garantiram as melhorias do seu ambiente de trabalho, e consequentemente um atendimento de mais qualidade para a comunidade local.
Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda, o comandante da PM Glauber de Oliveira, e demais autoridades presentes realizaram o descerramento da placa de inauguração das obras de ampliação e reforma do destacamento de polícia militar ambiental, e da placa de agradecimento aos colaboradores.
O comandante geral da PM lembrou ainda o esforço dos policiais militares que trabalham na unidade e realizaram as obras, em nome do comandante do destacamento, subtenente Cavalcante. “Graças ao trabalho e esforço realizado pelos integrantes da família PMTO, estamos materializando a proteção e fiscalização de um dos mais importantes patrimônios do Estado: o meio ambiente”, finalizou coronel Glauber. (Com informações da Secom)