No dia da apresentação da nova diretoria executiva do partido e planejamento visando as próximas eleições, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Tocantins firmou aliança política com o governo Marcelo Miranda. A união foi concretizada durante visita do novo presidente da sigla no Estado, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e de membros da diretoria ao governador em seu gabinete, no segundo andar do Palácio Araguaia, no final da manhã desta terça-feira, 4.
“Nossa ideia é somar, construir um projeto de desenvolvimento do Estado. E, para isso, queremos que o senhor seja nosso aliado”, afirmou Amastha a Marcelo. Sucinto na resposta, governador garantiu a parceria política e institucional: “Coloco o Palácio [Araguaia] e o governo à disposição para parceria institucional e política”.
Desta forma, o PSB - que na eleição estadual passada foi oposição a Marcelo – faz parte da base de apoio do governador. Marcelo Miranda afirmou que está à disposição do partido para discutir projetos e iniciativas públicas para o Tocantins. “A gestão do PSB tem grande projeto político para o Tocantins. Estamos inseridos no projeto Marcelo Miranda. Vamos trabalhar todos os dias para que o governo do Estado tenha administração de muito sucesso”, completou Amastha.
Tanto Amastha quanto Marcelo, durante audiência no palácio, ressaltaram a participação do ex-presidente Laurez Moreira na organização do partido no Estado. “A volta de Amastha ao PSB e à frente da direção reforça a condição de um partido com políticas públicas a oferecer muito ao Tocantins e ao Brasil. O Estado vive hoje momento turbulento. Se não unirmos nossas forças não conseguiremos superar”, complementou o governador.
Carlos Amastha reforçou a tese de identidade com o partido: “O PSB foi meu primeiro partido. E o modelo de gestão de Palmas é o do PSB, que tem como base, por exemplo, a meritocracia, projetos de mobilidade urbana e gestão moderna”.
O presidente metropolitano da sigla, Alan Barbieiro, fez questão de ressaltar que a ascensão de Amastha à presidência do partido foi uma decisão da direção nacional. “Amastha foi convidado pela direção nacional para assumir a presidência. Essa definição é um projeto do PSB nacional e sua ascensão faz parte do projeto do partido, que optou por um prefeito da capital que chama a atenção para o Brasil por seus projetos e políticas públicas socialistas e inspiradas na sigla”, explicou.
Executiva
Após a reunião com o governador, Amastha e os membros da executiva apresentaram a prefeitos, vices, vereadores e demais líderes da sigla a composição da nova executiva e expuseram o planejamento do partido em busca de novas filiações visando o pleito de 2016 e de 2018.
Vice-presidente do partido, o deputado estadual Ricardo Ayres informou que Amastha, por sua liderança e perfil de gestão, terá a responsabilidade de revigorar o sentimento de força do partido. “Demos início aqui ao processo de filiação, com reuniões regionais e um grande encontro estadual para debater o partido e projetos políticos e ações em benefício da população. Vamos ampliar a nossa musculatura política para ter ainda maior representatividade no pleito do ano que vem e em 2018. Esperem um partido ainda mais forte”, declarou.
Para o prefeito de Natividade, Albany Nunes Cerqueira, segundo tesoureiro do PSB, a nova composição da sigla representa o início de um novo projeto para o Tocantins. “Um projeto de ideias, de ações e iniciativas que vão resultar em conquistas reais e concretas para o Tocantins.” Já a primeira secretária Miyuki Hyashida ( ex-prefeita de Brejinho de Nazaré) disse estar otimista com os projetos do partido. “São projetos e pretensões que nos trazem sentimento de desafio e conquistas que têm um objetivo: propor algo diferente, novo e em benefício do nosso Estado, de nossa população.”
A Executiva do PSB
Presidente – Carlos Amastha
Vice-presidente – Ricardo Ayres
Secretário Geral - Danilo de Melo;
1° Tesoureiro - Felipe Rocha;
2°Tesoureiro - Albany Nunes Cerqueira (prefeito de Natividade);
1ª secretária – Miyuki Hyashida;
2° secretário - Franciel Brito Gomes (prefeito de Babaçulândia)