Fred Alves
A falta de manutenção no único cemitério de Pedro Afonso dominou os debates no legislativo pedroafonsino na sessão realizada na manhã da terça-feira, 2 de junho.
O assunto veio à tona após o vereador Salim Bucar (SD) apresentar requerimento, aprovado por unanimidade, solicitando ao executivo municipal a limpeza do campo santo. O parlamentar afirmou que o local sofre com o mato alto e o lixo acumulado. “O cemitério está feio, largado. Não dá nem para caminhar entre os túmulos. Todo ano é solicitada a manutenção no cemitério. A administração municipal poderia se antecipar e tomar as providências”, discurssou Salim Bucar, lembrando que a parte interna está com aspecto novo após os integrantes do projeto Amigos do Meio Ambiente (AMA) terem revitalizado o espaço com a construção de um jardim feito de materiais reutilizáveis como garrafas PET e pneus, além de flores e plantas ornamentais.
Pertencente a base de apoio do prefeito Jairo Mariano (PDT), o vereador Coelho (DEM) reconheceu o problema. “É uma preocupação antiga que está virando caso sério. O cemitério tem que ter um zelador permanentemente, está bagunçado”, criticou. O parlamentar ainda enfatizou que Pedro Afonso precisa de um novo cemitério, pois no único existente já não há espaço para sepultamentos.
Sirleide do Movimento (PMDB) lembrou que o plano diretor do município, que está em fase final de elaboração, prevê a construção de um novo cemitério próximo a área do lixão da cidade.
Já o vereador Toinho (PTB) destacou que a manutenção traz economia e evita problemas, citando o exemplo da Passarela Modesto e Rosária Sales, sobre o Rio Sono. O local sofria com o vandalismo e depois que ganhou vigilância constante não registrou mais danos como a quebra de lâmpadas. “Ter um zelador fica muito mais barato”, opinou.
A reportagem do CNN esteve no cemitério na manhã desta terça-feira e verificou que há lixo acumulado (sacos plásticos e galhadas), principalmente, próximo ao cruzeiro.
Outro lado
Procurado pela reportagem do CNN, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras, Rivaldo Batista, afirmou por meio da assessoria de comunicação, “que equipes da prefeitura fazem continuamente a manutenção do local”.
Requerimentos aprovados
Ainda na sessão foram aprovados, também por unanimidade, dois requerimentos do vereador Mirleyson Soares (PT), onde solicita a limpeza de lotes e a construção de quebra-molas no Setor Aeroporto II. De autoria da vereadora Sirleide do Movimento foi aprovada a solilcitação ao executivo visando a construção de uma casa para família carente, no Setor Zacarias Campelo.