Cidades

UNIÃO

Núcleo integra mulheres cooperativistas e contribui na geração de renda

06/08/2015 09h26 - Atualizado em 10/08/2015 11h36

A Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins tem em sua estrutura o Núcleo Feminino que reúne cooperadas, além de esposas, mães e irmãs de cooperados, que colaboraram com o crescimento do cooperativismo. No grupo elas são mobilizadas para as ações da cooperativa e também aprendem a confeccionar artigos que podem gerar renda, e ainda são utilizados como brindes em festividades da Coapa e demais cooperativas de Pedro Afonso.

Nos seis primeiros meses, o núcleo realizou diversas atividades. Entre elas os cursos de velas e artesanato com palha de milho, além da participação no Dia de Cooperar, que mobilizou pessoas e construiu uma praça ecológica em Pedro Afonso. As integrantes também comemoram datas especiais como o Dia das Mães e o Dia da Mulher.
Para o segundo semestre estão previstos novos cursos, sempre com apoio do Sescoop-TO. Agora em agosto acontece a comemoração do Dia dos Pais, curso de papel machê e a confraternização mensal. No transcorrer deste semestre o Núcleo Feminino da Coapa realiza as ações para o Dia das Crianças, novos cursos e confraternizações.

Mulheres organizadas
Maria Silvana Ramos, responsável pelo Núcleo, vê a organização feminina como uma ferramenta para as mulheres terem uma renda extra e ainda se integrarem. “Considero o Núcleo Feminino como uma forma que a Coapa tem hoje de gerar renda a mulheres da comunidade e associações, uma vez que as atividades relativas à agricultura familiar estão passando por uma reformulação”, comentou a agente de desenvolvimento humano.

“A manutenção de pessoas em prol de objetivos comunitários é muito difícil, sinto que as pessoas não tem em sua formação a necessidade e o compromisso de realizar coisas que não beneficiem exclusivamente a si próprio. Esse Núcleo ainda me mostra que existem pessoas que se dedicam a deixar algo bom para outros”, finalizou Maria Silvana.

O Núcleo Feminino da Coapa foi criado em 2010. Sua atual coordenadora é Benilde de Oliveira Sales. O grupo conta atualmente com 15 integrantes, mas pode receber mais dez mulheres. Faz parte do Projeto Organização do Quadro Social (OQS) e é acompanhado pela agente de Desenvolvimento Humano da Coapa Maria Silvana Ramos.

As reuniões acontecem toda primeira quarta-feira de cada mês, das 19 às 20h, na Coapa.
O grupo já realizou e participou de diversos eventos, entre eles, viagem técnica para visitar cooperativas do Rio Grande do Sul, diversas palestras e cursos, além de comemorarem datas importantes.
 

VEJA TAMBÉM: