Henrique Lopes
Uma ação desenvolvida pela diretoria da Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso, em parceria com o grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) e o juiz da Vara de Execuções Penais de Pedro Afonso, Milton Lamenha, concorre ao XII Prêmio Innovare, que destaca a boas práticas da justiça brasileira.
Intitulado de “Ressocialização Socioambiental”, o projeto que disputa o título na categoria "Justiça e Cidadania" foi criado com o propósito de aumentar a autoestima das reeducandas e fazer com que o tempo ocioso, da rotina prisional, se tornasse produtivo.
Ao todo 20 reeducandas participam do projeto que já fez um jardim ecológico e uma horta na unidade prisional. Entretanto, a ação se expandiu e as reeducandas também estão auxiliando na construção do jardim da sede da Companhia de Polícia Ambiental e na nova praça ecológica da cidade, próximo ao Instituto Federal – Campus Pedro Afonso.
De acordo com a idealizadora, responsável pela inscrição do projeto na premiação e ex-diretora da Unidade Prisional Feminina de Pedro Afonso, Cristiane Lacerda, a ação já foi avaliada por uma equipe que esteve nessa quinta-feira, 2 de julho, em Pedro Afonso. “Vamos aguardar ansiosos pelo resultado”, disse Cristiane.
Entre os critérios usados para a avaliação dos projetos estão eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.
Segunda vez
Não é a primeira vez que ações pedroafonsinas concorrem ao prêmio. No ano passado o projeto “Café Jovem: Vida sim, Drogas Não”, coordenado pela, pela juíza Luciana Costa Aglantzakis, concorreu ao prêmio.
Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare é um instrumento que busca identificar e disseminar práticas bem sucedidas da justiça brasileira, que contribuem para sua modernização, rapidez e eficiência. Tribunais, Magistrados, membros do Ministério Público, Defensores Públicos e Advogados podem apresentar práticas, individualmente ou em grupo. Profissionais de outras áreas podem apresentar práticas nas categorias: Prêmio Especial e Justiça e Cidadania.