Cidades

EXCLUSIVO NO CNN

Acidente grave na Estrada da CBPO deixa pai e filho feridos gravemente

06/06/2015 10h34 - Atualizado em 07/06/2015 07h36

Fred Alves

Um grave acidente ocorrido no início da tarde da sexta-feira, 5 de junho, no local conhecido como "Ponte Branca", na BR-235, popularmente chamada “Estrada da CBPO”, na zona rural de Bom Jesus do Tocantins, deixou pai e filho gravemente feridos. 

Conforme o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar, Raimundo Soliano Gama Brito seguia de moto, acompanhado do seu filho, no sentido sul/norte quando colidiu com uma caminhonete dirigida por Fábio Pereira Rodrigues, que fazia a conversão à esquerda saindo de uma estrada vicinal. 

Os veículos sofreram avarias e após o trabalho da Perícia Técnica foram liberados por estarem em situação regular. 

Raimundo Soliano Gama Brito, idade não revelada, teve a perna direita esmagada e passou por amputação. Já a criança de aproximadamente 4 anos sofreu fraturas expostas no fêmur e na tíbia da perna direita.

Os feridos foram levados inicialmente ao Hospital Regional de Pedro Afonso, onde depois de atendido o garoto foi encaminhado para o Hospital Regional de Palmas (HGP).
Já o adulto teve que ser submetido a uma cirurgia que durou cerca de duas horas, pois estava perdendo bastante sangue e poderia morrer.

Em entrevista exclusiva ao CNN, o médico responsável pelo procedimento, o ortopedista Pedro Dias, disse ter sido necessário amputar a perna acima do joelho. Em seguida o paciente foi encaminhado para o HGP para acompanhamento especializado devido a grande perda de sangue e um trauma no tórax.

O transporte foi feito por uma UTI móvel e o paciente saiu de Pedro Afonso por volta das 3 horas da madrugada do sábado, 6.

O médico Pedro Dias informou, ainda, que há sete anos atua no Hospital Regional de Pedro Afonso e foi a primeira vez que esse tipo de cirurgia foi realizada na unidade hospitalar.

“Foi uma cirurgia difícil, o paciente estava perdendo muito sangue e sem condições de ser encaminhado para Palmas, poderia morrer na estrada de choque hipovolêmico [caracterizado pela perda de grandes quantidades de sangue e líquidos, o que pode levar à morte em poucos minutos]. Resolvi operar aqui mesmo”, relatou o ortopedista, ressaltando que após a cirurgia o paciente estava estável, lúcido e conversando.

O médico Pedro Dias chamou atenção para o grande número de acidentes envolvendo motos nesta região e destacou que a rapidez que os pacientes foram levados ao hospital foi fundamental para salvar a vida do pai. “Ganhou tempo, o que foi o fator principal”, comentou. (Matéria atualizada às 11h09)

VEJA TAMBÉM: