Cidades

PEDRO AFONSO

Aniversário tem entrega de títulos de imóveis e inaugurações do Museu Histórico e da Praça Ecológica IFTO

22/07/2015 10h20 - Atualizado em 23/07/2015 09h21

Henrique Lopes

Ainda dentro das comemorações do aniversário de 168 anos de Pedro Afonso, a administração municipal realizou, nesse sábado, 19 de julho, a entrega de obras e benefícios à comunidade.

No Setor Aeroporto II, o prefeito Jairo Mariano (PDT) entregou os primeiros títulos das moradias populares. Nesta primeira etapa foram entregues 80 títulos. Durante a entrega dos títulos, Jairo Mariano rebateu críticas e destacou os investimentos feitos no setor.

“Nós estamos acompanhando a aceitação popular e a maioria das pessoas tem falado positivamente da nossa gestão. A nossa prestação de serviços está sendo feita diariamente. Aqui no setor estamos construindo escola, há ainda para ser iniciado o estádio de futebol e a creche e já determinei a compra de todos os equipamentos para instalação da iluminação pública da Avenida Tocantins”, destacou Jairo.

Emocionada e com o título de sua casa em mãos, Claudia Dias destacou que agora tem uma casa para chamar de sua sem temer perdê-la. “Agora eu tenho a certeza que é minha. Não vai ter ninguém dizendo ‘há será que vão tomar’, como nós ouvíamos muito, pois agora eu estou na minha casa, graças a Deus”, disse a doméstica.
“Passei anos sem conseguir uma casa e agora essa casa é minha. Eu tenho como comprovar que é meu e ninguém me toma, pois só de morarmos no que é da gente é bom demais”, frisou o cobrador Edson José.

Museu Histórico
Buscando o resgate da história e do patrimônio cultural pedroafonsino, foi inaugurado o Museu Historio de Pedro Afonso. Com cerca de 250 peças catalogadas e uma biblioteca, o museu apresenta peças que contam a história de Pedro Afonso.

A inauguração contou com o diretor de Patrimônio Histórico Cultural do Tocantins Wolfgang Teske que, durante o seu discurso, destacou a importância de ações que valorizam a cultura e o patrimônio histórico.

O idealizador do projeto, o professor e historiador Fabrício Rocha, lembrou que outra ação semelhante já foi iniciada em 1990, mas depois esquecida e que a manutenção do museu depende da população, pois são os responsáveis por guardar a história.

“O museu histórico de Pedro Afonso é uma divida histórica que esta sociedade tem com nossa própria historia. No inicio da década de 90 teve um inicio de um museu, mas depois passou de administração e foi esquecido. Não podemos deixar que este tenha o mesmo fim do museu dos anos 90”, destacou Fabrício.

Também nesse sábado, foram entregue a Academia da Saúde localizada na Praça Luiz Rocha, a revitalização do Centro de Referência de Assistência social (CRAS), asfalto de vias públicas e a Praça Ecológica IFTO.
 

VEJA TAMBÉM: