Fred Alves
Os constantes acidentes de trânsito, principalmente com motos e que recentemente causaram a morte de uma pessoa e deixaram outras feridas, foram abordados na Câmara de Pedro Afonso, na manhã da terça-feira, 16 de junho.
Chamou atenção a declaração do vereador Salim Bucar (SD) de que nessa segunda-feira, 15 de junho, ocorreu um acidente de trânsito e apesar de haver três ambulâncias estacionadas no pátio do Hospital Regional de Pedro Afonso, não foi possível transportar os feridos já que não havia motoristas disponíveis.
Segundo ele, o mesmo ocorreu no caso do aposentado Juarez Freitas Aguiar, 74 anos de idade, que no último dia 10 de junho sofreu um acidente na entrada do Setor Aeroporto II e faleceu na madrugada do dia seguinte, em Palmas. Na ocasião a equipe do 3º BPM acionou o Hospital Regional de Pedro Afonso, mas foi informada de que não havia motorista para conduzir a ambulância. Diante da gravidade dos ferimentos da vítima, os militares decidiram levar Juarez Freitas Aguiar na viatura até a unidade hospitalar.
Salim Bucar ainda destacou a necessidade de se construir uma rotatória na entrada do Aeroporto II, onde ocorreu o acidente que vitimou Juarez Aguiar, o que evitaria novos acidentes. “Quem sai do Aeroporto II e vai entrar na BR-235 não tem visibilidade devido aos prédios construídos às margens da rodovia. Uma rotatória poderia ajudar a diminuir a velocidade dos veículos”, salientou. “Fico preocupado é com o mês de julho quando aumenta o movimento de pessoas e veículos na cidade”, completou.
“As pessoas têm que ter consciência ao dirigir. Se não tiveram cuidado ainda vai morrer muita gente em Pedro Afonso”, alertou o vereador Coelho (DEM).
Depois dos vereadores Coelho e Sipriano (PMDB) comentarem que existe um projeto da administração municipal para construir a rotatória no local, ainda sem data para ser executado, a vereadora Sirleide do Movimento (PMDB) afirmou que solicitará mais informações à Prefeitura de Pedro Afonso. “Quero saber quando vai sair do papel. Quantas pessoas ainda precisam morrer para que seja tomada uma providência? Se não tiver dinheiro para construção da rotatória façam ao menos uma faixa de pedestres e sinalize com placas a entrada do bairro, isso já ajudaria muito”, argumentou.
“O número de acidente é realmente preocupante”, afirmou a presidente do legislativo municipal, Lili Benício (PSD).
O vereador Toinho (PTB) também mostrou preocupação com os constantes acidentes de trânsito e disse ter sido procurado por vários moradores que pediram providências urgentes.
Responsabilidade pelo transporte de vítimas de acidentes
Procurada pela reportagem do CNN, a diretora administrativa do Hospital Regional de Pedro Afonso, Julia Maria Herling Cavalini, afirmou que conforme a legislação vigente a unidade estadual só é responsável pelo transporte de pacientes para outras cidades e caberia à Secretaria Municipal de Saúde transportar as vítimas de acidentes em Pedro Afonso. Sobre o fato dos motoristas não permanecerem no HRPA, a diretoria justificou que isso ocorre por não haver instalações adequadas para acomodá-los durante as 12 de plantão e quando é preciso fazer viagens ele são acionados, o que não comprometeria as atividades. Ainda segundo Julia Herling, o Hospital de Pedro Afonso conta com duas e não três ambulâncias como disse o vereador Salim Bucar.
Já o secretário municipal de Saúde de Pedro Afonso, Bil Galvão, reconheceu que a responsabilidade do transporte de vítimas de acidentes e do Município, mas caso o Hospital Regional tenha ambulância disponível pode fazer o transporte. “Cabe a diretoria do Hospital Regional ter bom senso. Temos que trabalhar em parceria porque sempre prestamos apoio ao Estado cedendo ambulâncias. Dependendo da gravidade do acidente é preciso o Hospital Regional enviar um médico”, afirmou.
Leia também:
Trânsito faz mais uma vítima em Pedro Afonso: aposentado de 74 anos morre após colisão entre moto e ônibus