Educação e Cultura

INOVANDO

Professora usa experiências dos pais para ensinar história

01/05/2015 09h36 - Atualizado em 04/05/2015 17h43
Professora usa experiências dos pais para ensinar história
Divulgação

Henrique Lopes

Já imaginou ensinar história brasileira a partir da sua profissão? A professora Ana Lúcia da Conceição Correia vem fazendo uma união bem interessante, que consiste em juntar as experiências profissionais dos pais e mães dos alunos com o conteúdo de história.

Para aprender sobre o trabalho no Brasil República séculos XIX ,XX e XXI, os 17 alunos do 5º Ano, da Coed – Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso, estão contando com o auxílio dos pais na sala de aula. Na atividade, também utilizada para homenagear o Dia do Trabalho, os pais participam da aula e apresentam a sua profissão e experiência vividas por eles durante a carreira.

“O foco é a valorização e organização de todas as categorias de trabalho, enfatizando suas aspirações profissionais. Convidei os pais e mães dos alunos, para apresenta suas profissões, médicos, advogados, cabeleireiras, doceiras”, explica a professora.

Além de trazer o debate sobre as profissões a atividade ainda busca abordar outras temáticas, entre elas, o trabalho na atualidade, luta dos trabalhadores e a mulher no mercado de trabalho.

Para além da sala de aula a atividade busca fomentar a integração da família com a escola, trazendo para dentro da unidade educacional a discussão das experiências vividas pelos profissionais, pais de alunos, no cotidiano familiar e social.

O zootecnista Mauro Minucci esteve com os alunos nesta semana e falou da sua profissional. Formado em 2007, há cinco trabalha na Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, com sede em Pedro Afonso, e atualmente é o gerente da Unidade Agroveterinária.

Minucci gostou do bate-papo e espera ter contribuído na formação dos alunos. “Foi gratificante, eles mostraram curiosidade sobre minha profissão e tiraram suas dúvidas”, disse.

Na ocasião, dois alunos foram sorteados para passar um sábado na Unidade Agroveterinária da Coapa a fim de conhecer a rotina de trabalho.

Conforme a professora Ana Lúcia da Conceição Correia, na próxima semana mais quatro pais vão participar da aula que trata das relações do trabalho. As atividades seguem até 15 de maio. (Colaborou Fred Alves)
 

VEJA TAMBÉM: